Carnaval 2020

Corte de Pelotas está pronta pra festa

Rei Momo e tituladas começam maratona de participação em eventos e desfiles do Carnaval 2020, neste sábado

08 de Fevereiro de 2020 - 15h05 Corrigir A + A -

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br 

Rei Momo e tituladas dizem que o segredo é ter amor ao evento (Foto: Jô Folha - DP)

Rei Momo e tituladas dizem que o segredo é ter amor ao evento (Foto: Jô Folha - DP)

O reinado do Momo pelotense Márcio Luiz da Rosa Dias começa na prática neste sábado (8), quando os blocos abrem o Carnaval 2020 de Pelotas. E onde tem rei, não podem faltar a rainha e as princesas. Uma Corte completa que se diz preparada para uma maratona de eventos que se estende até, oficialmente, dia 4 de abril, data do desfile das campeãs na passarela do samba. A receita deles para passarem noites em claro sem perder a alegria e a disposição é simples: paciência e muito amor pela folia.

Mais do que ninguém o rei Momo de Pelotas sabe como é essa rotina. Há cinco anos Márcio Dias assumiu essa responsabilidade e foi tão bem-sucedido que os organizadores nem pensam em uma troca.

Além da alegria e simpatia, Márcio passa para as novas tituladas a experiência que manda manter a calma, a disciplina e a boa-vontade nestes dias de correria em que o cansaço acumula. Ele mesmo não para nem de trabalhar para dar conta das atividades em torno da coroa máxima do Carnaval.

Junto com Márcio está um trio de beldades que também promete manter a energia sempre alta. A rainha eleita foi a representante da Estação Primeira do Areal, Mayara Machado Rubira, 19. Essa foi a segunda vez que a jovem participa do concurso. "É uma experiência muito boa e espero que dê tudo certo", diz.

Feliz com a conquista diante de 18 fortes concorrentes, Mayara se diz preparada, inclusive para gerenciar a vida além desta jornada. "Como diz o Márcio a gente tem que ter bastante paciência. Porque a gente deixa da família, tem que se preparar para os estudos que começam, trabalho, para pode controlar tudo isso."

Ainda na corte, Larielly Donini Gonçalves, 22, que representou a Xavabanda. Este foi o primeiro concurso de Larielly que atribui ao amor pelo Carnaval a força para superar qualquer desafio nestes quase dois meses.

Entusiasmada ela pondera que é essa paixão que tem dado ânimo aos foliões de seguirem acreditando, apesar dos altos e baixos pelos quais a festa tem passado em Pelotas nos últimos anos. "Acredito que é aí que tem que existir a resistência. Quem gosta fica."

O título de 2ª Princesa está com Karyane Medina Teixeira, 28, da banda Entra a Cruz a Espada. Esta foi a terceira vez que Karyane tentava conquistar uma vaga na corte. Para a jovem conquistas como essa se tornam um espelho para muitas meninas negras que sofrem com baixa autoestima. "É uma forma de mostrar para as meninas que a gente pode estar sempre bem, bonita. A gente acaba sendo exemplo pra muitas."

Neste final de semana a Corte vai marcar presença na abertura da festa de rua com o bloco Folia Pelotense. O desfile ocorre neste sábado, das 13h às 17h, na avenida Dom Joaquim com Gonçalves Chaves. No mesmo dia, participam da festa de 71 anos da Academia do Samba. No domingo (9), das 16h às 19h, tem desfile do Cordão do Barretão, na rua Baldomero Trápaga com avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.

O Carnaval de Pelotas é uma organização da Bah Entretenimento, Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e prefeitura de Pelotas.

Pequenas tituladas

Uma das novidades deste ano é a presença da corte Mirim depois de 16 anos. Um dos organizadores do concurso, Pablo Gill, diz que o retorno das pequenas tituladas foi demorado porque exige muitos cuidados."Tudo que envolve a presença das crianças precisa ser bem trabalhado", fala.

Reestreiando os títulos estão Naielle Furtado de Moura, 9, rainha, Dandara Vitória, 10, 1ª Princesa, e Beatriz Lessa, 8, 2ª Princesa. No concurso as meninas representaram

Propriedade intelectual do Jornal Diário Popular

Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados