Concurso

Concurso que destaca a beleza negra chega à 15ª edição

Concurso volta a ser realizado no Clube Cultural Fica Ahí, na noite desta sexta-feira (7)

06 de Dezembro de 2018 - 13h02 Corrigir A + A -

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br 

Renan Soares, Franciele Ribeiro e Tiago Rodrigues Valente (D) conquistaram os tão sonhados títulos (Foto: Jô Folha - DP)

Renan Soares, Franciele Ribeiro e Tiago Rodrigues Valente (D) conquistaram os tão sonhados títulos (Foto: Jô Folha - DP)

Ocorre nesta sexta-feira (7) o 15º certame Mais Bela Negra e Mais Belo Negro de Pelotas. A edição comemorativa será realizada no clube cultural Fica Ahí, a partir das 20h30min. Os convites estão à venda, no valor de R$ 15,00, na produtora New Life ou na hora do evento.

Feliz com as 15 edições ininterruptas do concurso, o produtor cultural Paulo Madruga, idealizador do evento, conta que o objetivo é de dar destaque à beleza afrodescendente, ainda pouco valorizada, em novembro de 2004, quando começou. "Serviu e ainda serve como estímulo e resgate da autoestima de muitos jovens, em uma cidade que tem um índice de 48% de negros na população", diz.

Madruga também destaca o simbolismo de ter como parceiro, no primeiro evento e neste de sexta-feira, o Fica Ahí, um clube intimamente ligado à valorização da cultura afro na região de Pelotas. Tiago Rodrigues Vicente, 35, foi o primeiro vencedor do concurso. No ano passado ele conquistou título estadual, o Beleza Negra. "Participar do primeiro evento foi muito gratificante para mim e motivo de orgulho para a comunidade em que eu convivia", comenta.

A Mais Bela Negra 2017, Franciele Ribeiro, 26, lembra que sempre quis representar a sua raça. "Tentei uma outra vez e não tinha conseguido, mas na segunda deu certo", comemora a jovem, que conta com o apoio da família para investir neste ramo competitivo, que são os concursos de beleza.

Renan Soares, 22, tinha ouvido falar do concurso, quando resolveu tentar sorte. O resultado não poderia ser melhor, conquistou o título de Mais Belo Negro. O militar fala que é importante e uma responsabilidade representar o afrodescendente em Pelotas, uma cidade que tem um grande legado da mão negra na sua história.

Os vencedores desta edição irão concorrer em 2019 ao concurso estadual, que ocorrerá em novembro na cidade de Venâncio Aires. Na sexta-feira, o evento terá ainda apresentação do grupo de dança Travessia e do Musical da Terceira Idade do Cetres, que apresentarão sambas e pagodes antigos.

Inscrições
Até esta quinta-feira (6), às 18h, é possível se inscrever para o concurso, informa a New Life. Ainda há vagas para interessados entre três e 28 anos, nas categorias infantil, juvenil e adulto. Mais informações pelos telefones (53) 3025-3061, 99122-8769, 98454-4293.

Serviço

O quê: 15º Mais Bela Negra e Mais Belo Negro de Pelotas

Quando: sexta-feira (7), às 20h30min

Onde: Clube Cultural Fica Ahí, rua Marechal Deodoro, 368

Ingressos a R$ 15,00; antecipados na New Life, rua Marechal Deodoro, 804, sala 204


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados