Doce folia

Carnaval está cada vez mais participativo

Comunidade de Pelotas se mobiliza e traz de volta o espírito da festa com uma programação intensa de blocos pelas ruas da cidade

14 de Fevereiro de 2020 - 21h14 Corrigir A + A -

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br 

Expresso 620 - Rádio Pelotense passa pela 15 de Novembro neste sábado  (Foto: Paulo Rossi - DP)

Expresso 620 - Rádio Pelotense passa pela 15 de Novembro neste sábado (Foto: Paulo Rossi - DP)

Praieiro foi criado há quatro anos (Foto: Fly Câmera - Especial DP)

Praieiro foi criado há quatro anos (Foto: Fly Câmera - Especial DP)

Mesmo com o Carnaval show, aquele da passarela e dos concursos, adiado para os dias 27, 28 e 29 de março, quem é folião em Pelotas vai encontrar onde curtir a folia nestes dias que antecedem a festa oficial do país e mesmo no próximo final de semana, quando o Brasil abrir espaço ao reinado de Momo. E o chamamento vem das ruas, dos blocos que voltaram a ter expressão na cidade e a cada ano conquistam mais público. Este ano serão 22 eventos participativos contra os 14 promovidos em 2019, aponta a programação oficial da Secretaria de Cultura do município.

"Temos eventos agendados até 8 de março", fala o diretor de Manifestações Populares, Paulo Pedroso. Porém, com o Carnaval fora de época, que será finalizado em 4 de abril com o desfile das campeãs, a expectativa é de que a programação dos blocos se estenda além do início do próximo mês. "Ainda estamos recebendo avisos de blocos, consequentemente, vão passar dessa data", fala.

Os blocos que fazem o chamado Carnaval "de rua" ou "participativo" começaram a desfilar no último final de semana e neste sábado (15) e domingo (15) se intensificam, com atividades no Laranjal, Areal e Centro Histórico. Para o diretor é a retomada de uma tradição em Pelotas que estava adormecida e começou a ser desperta há cerca de quatro anos.

Paulo Pedroso salienta a participação das famílias como grande chamariz. Apesar de reunirem grande número de pessoas os eventos também tem a peculiaridade de ocorrerem durante o dia, o que facilita para os pais brincarem junto com as crianças.

As características de cada bloco também chamam a atenção do público, desde a identidade feita por meio de camisetas e abadás, até o estilo musical adotado pelos grupos. Pedroso lembra, por exemplo, que na terça-feira de Carnaval, dia 25, desfila o Bonde da Várzea, costuma levar muitos integrantes fantasiados.

A abertura oficial da programação de blocos ocorreu com a passagem do Folia Pelotense, na avenida Dom Joaquim, no último sábado (8). No dia seguinte, foi a vez do Cordão do Barretão, na rua Baldomero Trapaga e a Kibandaço, no Fragata. Apesar da diferença numérica de 2019 para este ano, Pedroso lembra que muitos dos blocos já desfilavam, mas não tinham essa preocupação em entrar na programação oficial, nem de solicitar o apoio da Secretaria de Cultura.

Nestes casos, a Secult dá o suporte institucional, ajudando na divulgação dos eventos, e também articulando, junto com as autoridades da Segurança Pública e do Trânsito, a melhor forma de organizar o desfile. Normalmente, os proponentes já fazem isso, mas o entendimento com a secretaria tem auxiliado na produção do evento.

No dia 22 de janeiro, a Secult fez reunião com representantes de cada bloco, juntamente com Brigada Militar e agentes de trânsito para falar sobre itinerário e horários. "Foi uma reunião preparatória de planejamento, tem funcionado", diz o diretor.

Uma das preocupações é fazer com que os organizadores dos eventos cumpram os horários estabelecidos, para que não haja reclamações da comunidade, isto porque algumas vias são interditadas durante os desfiles. "Costumamos acompanhar e procuramos que todos cumpram horários."

Cardápio farto

A folia de rua deste final de semana destaca o Praieiro do Laranjal, a Banda Democrata e o Expresso 620 - Rádio Pelotense. Todos vão desfilar, no sábado (15), em horários diferentes. No domingo (16), a atração será a Muamba dos Amigos do Sereno, no Areal.

O treinador de futsal Ricardo Cabral da Cunha tem uma ligação sentimental com o Praieiro do Laranjal. O bloco foi fundado pela família há quatro anos, incluindo o pai dele, o comunicador Otaviano Cunha, que faleceu há quatro meses. "Vai ser bem complicado, mas a gente não pode parar", pondera.

O bloco faz concentração na praça São Jerônimo, atrás do Shopping Mar de Dentro, a partir das 16h, a previsão é de que o desfile termina às 21h. Quem quiser comprar a camiseta precisa correr, porque os tamanhos P e M estavam no final.

Até quinta-feira (13) já haviam sido vendidas mil camisetas. Quem quiser comprar ainda dá tempo, elas estão à venda na Gelei 24h, Esmalteria Bem Bonita, Agropet, Boteco do Tio Ney e Botequim das Gurias.

Cunha conta que diferencial deste ano é o trio elétrico que está vindo de Porto Alegre, o maior que o bloco já teve. O organizador também avisa que nesta edição não será permitida a entrada de integrantes com cooler ou carrinho, somente bolsas térmicas. "É por causa da segurança", explica. Também estará sendo comercializada bebida a preços populares.

Nas ondas do rádio

Se a folia vai pegar fogo no final da tarde no Laranjal, no Centro Histórico à tarde será a vez do Expresso 620 - Rádio Pelotense aquecer os corações dos foliões. A concentração é na rua 15 de Novembro com Sete de Setembro, a partir das 13h. Mas o desfile será das 14h às 17h.

Esse é o terceiro ano consecutivo que o Expresso 620 vai para a rua, a iniciativa, além de abrir espaço para o Carnaval democrático, tem também o objetivo de aproximar a relação da emissora com os ouvintes.

Para esta edição, os organizadores contrataram uma banda especialmente para o bloco, além de contar com carro-som. Outra característica é o investimento nos instrumentos de sopro, com o objetivo de retomar a tradição do Carnaval de Pelotas. A Rádio Pelotense também vai disponibilizar banheiros químicos aos foliões.

Muamba

No domingo (16), a muamba Amigos do Sereno vai movimentar a avenida Domingos de Almeida. A concentração está marcada para as 10h, na rua Comendador Rafael Mazza. O desfile ocorrerá das 15h às 22h até a rua Capitão Nelson Pereira. Após haverá roda de samba até as 23h, na quadra do bloco, próximo a Cacimba da Nação.

O bloco, que nasceu de uma reunião de amigos que resolveu fazer um samba há anos, mas os desfiles começaram em 2016 e já é considerado uma tradição na programação do Carnaval de Pelotas. Este ano, o grupo de organizadores fechou uma parceria com a Bah Entretenimento, o que dará direito a um novo desfile na passarela do samba.

A "Muamba do Povo", como os organizadores chamam o evento deste domingo, acontece tradicionalmente no final do Areal, e é voltado para todas as comunidades. Todo e qualquer folião que adquirir o abadá dos Amigos do Sereno, no valor de R$65,00, terá o direito de participar de mais de 10h de festa, que se inicia ao meio-dia com um almoço e roda de samba, antes do desfile.

Além disso, o folião com o abadá 2020 terá o direito de participar dos três dias dos desfiles do Carnaval de Pelotas no Camarote Gold e desfilar na passarela do Samba com a família Amigos do Sereno.

Programe-se

Sábado (15)

Banda Democrata
Onde: Chafariz do Calçadão da rua Sete de Setembro
Das 11h às 13h

Praiero do Laranjal
Onde: Praça São Jerônimo, atrás do Shopping Mar de Dentro
Das 17h às 21h

Expresso 620
Onde: rua 15 de Novembro esquina Sete de Setembro
Das 14h às 17h


Domingo (16)

Muamba dos Amigos do Sereno
Onde: avenida Domingos de Almeida esquina rua Comendador Rafael Mazza
Das 15h às 22h

Dia 22

Banda Jacaré da Lagoa
Onde: 15 de Novembro esquina rua Sete de Setembro até a rua General Argolo
Das 13h30min às 17h

Cordão Carnavalesco do Ponto Chic
Onde: concentração às 12h no calçadão da Sete de Setembro; desfile às 15h nas ruas Sete de Setembro/ 15 de Novembro /General Neto /Andrade Neves até Sete de Setembro
Das 12h às 19h

Dia 23

Bloco do Mapa
Onde: concentração às 11h em frente ao Café Aquários | Desfile às 13h30min pela rua 15 de Novembro até avenida Bento Gonçalves. Show, em palco fixo, às 17h entre as ruas General Argolo e avenida Bento Gonçalves
Das 11h às 18h30min

Dia 25

Desfile do Bloco Bonde da Várzea
Onde: concentração às 10h30min no largo Edmar Fetter em frente à prefeitura; desfile às 12h no entorno da praça Coronel Pedro Osório
Das 12h às 15h

3 Norte Folia - Desfile do Bloco Lado Norte
Onde: rua Santa Clara - bairro Santa Terezinha
Às 16h

Desfile da Banda Jacaré da Lagoa
Onde: praça Aratiba no Balneário dos Prazeres
Das 21h à 0h


Dia 29

Bloco da Confraria do Samba - Bar do Rogério
Local: saída do Café Aquários até o Bar do Rogério na Rua Dr. Cassiano
Horário: 13h às 17h

Dia 1º de março

Desfile da Banda Explosão e da Banda Mirim Explosão do Futuro
Onde: concentração às 15h na Rótula da Biscoitos Zezé; desfile às 16h pela rua Barão de Corrientes até a sede da Banda Explosão.
Das: 16h às 19h

Dia 8 de março

Desfile do Trio Bonde do Sheilão
Onde: concentração às 12h na rua Almirante Landim, 610; desfile pela rua Almirante Landim até a rua Moradas da Colina
Às 14h

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados