Novidade

Carla Domingues lançará vídeo de obra de Richter

Vídeo integra pesquisa da artista gaúcha, ex-aluna do Conservatório de Música, no curso de doutorado da Udesc

29 de Janeiro de 2021 - 13h30 Corrigir A + A -
Dupla. Trabalho é uma parceria com o músico Cláudio Thompson. (Foto: Divulgação - DP)

Dupla. Trabalho é uma parceria com o músico Cláudio Thompson. (Foto: Divulgação - DP)

A doutoranda em Música Carla Domingues, do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, lançará um vídeo para o ciclo Coroa de sonho, do compositor gaúcho Frederico Richter, na próxima semana.

Produzido a distância, em parceria com o pianista Cláudio Thompson, o vídeo conta com a participação de 13 cantores de diversas partes do Brasil e estreará em 6 de fevereiro, às 20h, no canal do YouTube da doutoranda.
Coroa de sonho é objeto de pesquisa da tese de Carla no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), da Udesc Ceart, sob orientação do professor Guilherme Barros. O ciclo inédito para canto, piano e coro misto é uma das principais obras de Richter, composto sobre o livro Coroa de Sonho, do poeta Alceu Wamosy.

Sobre os músicos

Natural de Canguçu, Carla Domingues é soprano e mestre em Música pela Udesc Ceart e egressa do curso de Licenciatura em Música e Superior em Canto ambos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Presença frequente nos palcos do Brasil, Uruguai, Chile e Itália, venceu concursos de canto como o 1º Festival Internacional de Canto Veronica VIllarroel, do Chile, ocorrido de forma online em dezembro de 2020.

É vocalista e solista de diversos espetáculos da Camerata Florianópolis, dentre eles o Rock’n Camerata e Tributo ao Queen. Fora do meio erudito, atua com as bandas No One Spoke e M26. Em 2016 lançou um CD com árias e canções de Carlos Gomes juntamente com a Sinfônica Municipal de Campinas, sob a regência do Maestro Victor Hugo Toro, interpretou Norina, na montagem de Don Pasquale (Donizetti) pela OSPA em Porto Alegre.

Ainda foi solista na cantata Carmina Burana junto a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos/SP, sob regência de Marcello Stasi. Carla participou ainda de uma Gala Shakespeare no Teatro Solis de Montevidéu, Uruguai, acompanhada ao piano por Aurelio Scotto. Em 2017 fez sua estreia no Theatro Municipal de São Paulo como solista na obra Peer Gynt, de Edward Grieg sob regência de Roberto Mincsuk.

Cláudio Thompson, natural de Vitória (ES), tem bacharelado em Música, instrumento Piano, pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro (CBM-RJ-CEU), onde se pós-graduou em Piano Acompanhamento.

É mestre em Música, Práticas Interpretativas - Piano, pela Udesc Ceart. Além de fazer a produção audiovisual do vídeo Coroa de sonho, gravou com Carla a obra Três Momentos em Poesia e Música, que integra o álbum The Universe Shall Conspire to Love, do compositor Jean Goldenbaum. O pianista também fez estreias mundiais de diversas peças de Goldenbaum em concertos realizados no Brasil e na Alemanha.

Frederico Richter é natural de Porto Alegre e foi membro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e criador da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Em 6 de fevereiro, estreia do vídeo para o ciclo Coroa de Sonho, ele completará 89 anos. O compositor ministrou aulas no Conservatório de Música da UFPel na década de 60.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados