Livro

Bom período para ampliar conhecimentos

E-book Dicionário de História de Pelotas é uma das opções de download da Editora e Livraria da UFPel

04 de Abril de 2020 - 11h14 Corrigir A + A -

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br 

E-book tem mais de oito mil downloads (Foto: Divulgação)

E-book tem mais de oito mil downloads (Foto: Divulgação)

Caixa d'água da Praça Piratinino de Almeida recebeu um verbete (Foto: Jô Folha - InfocenterDP)

Caixa d'água da Praça Piratinino de Almeida recebeu um verbete (Foto: Jô Folha - InfocenterDP)

Aproveitando esse período de isolamento social necessário para o combate à contaminação pelo novo coronavírus, a Editora e Livraria da UFPel está divulgando a disponibilidade de download gratuito de algumas de suas obras mais procuradas. Entre elas está o Dicionário de História de Pelotas, livro publicado pela primeira vez em 2010 e que recebeu a forma digital na sua terceira edição, em 2017.

O Dicionário de História de Pelotas tem mais de 8.338 downloads e é a obra mais acessada da Livraria, conta a professora Lorena Almeida Gill, do Núcleo de Documentação Histórica (NDN/UFPel). Lorena Gill é uma das organizadoras desta publicação, juntamente com os ex-professores Mario Osorio Magalhães e Beatriz Loner, ambos falecidos, respectivamente nos anos de 2012 e 2018.

A obra, que foi relançada em 2012 na versão impressa para as comemorações dos 200 anos de Pelotas, tem acesso irrestrito e é muito procurada por pesquisadores. Segundo Lorena Gil o projeto envolveu, na época do seu desenvolvimento, o trabalho de 36 profissionais e 14 estudantes.

O livro tem mais de 180 verbetes e entre eles estão temas relacionados a edificações históricas do município, como Bibliotheca Pública Pelotense e a caixa d'água da praça Piratinino de Almeida. Não faltam ainda assuntos populares como o Carnaval e os doces.

Atualmente a obra não é disponibilizada na versão física. O e-book foi publicado partir de uma política editorial da Editora UFPel que, desde 2017, prioriza publicações em formato digital e com acesso gratuito. O download do Dicionário de História de Pelotas pode ser feito através do seguinte endereço: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3467


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados