Material

Banda Consentrio lança EP na próxima sexta-feira

Trabalho contará com cinco faixas autorais que passeiam pelo experimental e o psicodelismo brasileiro

18 de Março de 2020 - 14h32 Corrigir A + A -
Quarteto transmite no sábado show que será realizado em Sapucaia (Foto: Diandra Cruz/Especial DP)

Quarteto transmite no sábado show que será realizado em Sapucaia (Foto: Diandra Cruz/Especial DP)

Talvez não haja na música nada tão forte que a verdade. É quando uma canção se mostra verdadeira que ela se torna importante e, a partir daí, conquista admiradores. Foi dessa autenticidade que o grupo Consentrio conseguiu nascer e agora lança o primeiro EP com cinco faixas que passeiam pelo rock experimental e pelo psicodelismo brasileiro dos anos 1970.

O grupo surgiu através das inspirações do músico Lucas Consentins, já conhecido da cena autoral pelotense por projetos como a recente La Tríade. Ao Diário Popular, o artista afirma que, ao contrário das bandas anteriores, dessa vez os envolvidos já sabiam exatamente onde queriam chegar com as músicas, resultando em mais calma na hora de escolher os ingredientes. “A roupagem e as texturas foram escolhidas a dedo”, completa.

Assim como as decisões dentro das canções, Consentins também definiu os músicos que fariam parte do projeto com bastante equilíbrio. Os nomes definidos foram Matheus Bastos (guitarra), Gabriel Soares (bateria) e Jeferson Bolha (baixo). “Além de ter escolhido os meninos pelo comprometimento que eles demonstram com a música há pelo menos dez anos com a mesma constância, escolhi eles pela grande capacidade de improvisação”, comenta.

Assim como os demais, Bastos já criou casca dentro da cena musical pelotense, através de projetos tanto autorais, como a Chowchilla, quanto de covers como a atual Red Corvette. Um dos principais guitarristas da geração na cidade, ele vê claras diferenças nas duas vertentes. “O autoral é um trabalho do zero, que depende 100% das pessoas que estão envolvidas. Qual material gerar? Como gerar? Como distribuir? Como vender? O trabalho do cover é tão difícil quanto, mas nele se tem mais formas de começar, é mais fácil se tornar acessível”, comenta.

Diante dos obstáculos, o guitarrista já tinha praticamente desistido de investir em bandas de música própria. Até ter acesso ao material que Lucas Consentins vinha produzindo. “Pela primeira vez em muito tempo, senti uma verdade num som que eu não conhecia. Isso me intrigou.”

Lançamento ao vivo
O Consentrio faria um lançamento presencial amanhã, no Alegoria Casa Bar, mas em virtude das recomendações de se evitar aglomerações, por conta do novo coronavírus, o grupo decidiu por cancelar a atividade. Entretanto, o EP estará nas plataformas digitais na sexta-feira e, no sábado, haverá transmissão ao vivo no YouTube e no Instagram de show que ocorre no Trilha Hub Cultural, em Sapucaia do Sul.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados