Artes visuais

Associação seleciona obras para a Mostra Fora da Margem

Exposições ocorrerão simultâneas em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria

18 de Outubro de 2021 - 01h05 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

A Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa abre inscrições para a seleção de obras para a Mostra Fora da Margem: panorama visual das subjetividades Queer. Na programação, prevista para março de 2022, serão realizadas exposições híbridas (presenciais e virtuais) de obras de artes visuais e filmes de curta metragem com temáticas LGBTQIA+. Estruturada como uma rede, as mostras vão acontecer de forma simultânea nos municípios de: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria. As obras destinadas a Pelotas serão expostas no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na rua Alberto Rosa, 62.

A Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa visa promover as artes de uma maneira abrangente e conectada com as demandas sociais contemporâneas como as relacionadas à temática LGBTQIA+. Segundo a Associação, a visibilidade dessa comunidade e da sua produção artística é atual, necessária e urgente visto que é alvo de uma grande violência, marcada pela tentativa de silenciamento.

Como ação direta em defesa dos direitos de livre expressão artística, sexual e de gênero, interesse direto da comunidade LGBTQIA+ e da sociedade em geral, Fora da Margem busca incentivar a produção, circulação, difusão e fruição artística. Contemplada pela Campanha Eu Sou Respeito do Ministério Público Federal, a Mostra, segundo Lisiane Rabello, presidente da Chico Lisboa, "é uma resposta da Associação Chico Lisboa ao fechamento da exposição Queer Museu: Cartografia da Diferença na Arte Brasileira, em 2017, após uma campanha difamatória efetuada, principalmente nas redes sociais, pela parcela mais conservadora de nossa sociedade. Não podíamos concordar com o cerceamento da liberdade de expressão que representou este fato."

O diálogo entre as artes visuais e o cinema reafirma a necessidade de aproximar as diferentes linguagens, no propósito de celebrar a diversidade e suscitar o debate sobre a temática proposta. "Associando a mostra visual com uma mostra de curtas metragens ampliamos ainda mais o panorama que pretendemos atingir. Buscamos produzir uma mostra com as mais diversas expressões e narrativas para espelhar o momento em que vivemos, para que possamos refletir também sobre o papel da Arte como manifestação crítica da sociedade para que a partir dela se possa produzir um discurso mais coerente e mais inclusivo", reitera Lisiane.

Edital

As inscrições para participação da Mostra Fora da Margem estarão abertas até o dia 30 deste mês e deverão ser realizadas exclusivamente pelo link do formulário disponibilizado no edital https://bit.ly/3jbOIbh. As obras de artes visuais inscritas serão selecionadas por uma Comissão de Seleção formada por Ben Berardi, Manuela Fetter, Neiva Bohns e Sandro Ka. Mais informações pelo telefone (51)3224 6678 ou whatsapp (51) 99826 0341 das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, com Janice.

Serviço

O quê: seleção de obras para a Mostra Fora da Margem: panorama visual das subjetividades Queer

Quando: até 30 de outubro

Onde: https://bit.ly/3jbOIbh

Realização: Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados