Música

Ao som dos Beatles

Quarta edição do Beatles Day leva duas bandas de rock ao largo do Mercado Central

06 de Dezembro de 2019 - 12h30 Corrigir A + A -
Quarteto marcou a história do rock com hits como

Quarteto marcou a história do rock com hits como "Yesterday" e "Hey Jude" (Foto: Divulgação - DP)

The Woods é uma das atrações da noite (Foto: Divulgação - DP)

The Woods é uma das atrações da noite (Foto: Divulgação - DP)

Blacklimousines aposta em repertório voltado ao rock clássico (Foto: Guilherme Schimidt)

Blacklimousines aposta em repertório voltado ao rock clássico (Foto: Guilherme Schimidt)

Sábado (7) é dia de cantar as músicas dos Beatles a plenos pulmões no largo Edmar Fetter. A homenagem é promovida pela rádio União FM, que realiza pela quarta vez o evento Beatles Day, uma celebração ao legado do quarteto de Liverpool na véspera da data em que marca o aniversário de 39 anos da morte de John Lennon.

A proposta, segundo Éder Möbbs, um dos organizadores, se iniciou em 2016 como uma preparação para as comemorações de dez anos da rádio. Foi incentivada a partir de um parceiro do veículo de comunicação, Eduardo Gazzola, baixista da banda The Beat Four, dedicada aos "bessouros". A mesma se apresentou na primeira edição do evento.

Desta vez, as atividades se iniciam às 16h30min, com exposição de carros antigos, distribuição de erva-mate e água quente e gastronomia oferecida pelos restaurantes do Mercado. Os shows musicais ocorrem das 18h às 22h com as bandas Blacklimousines e The Woods, ambas pelotenses e com projetos paralelos dedicados aos Beatles.

Greatest hits
A Blacklimousines aposta, há mais de uma década, em um repertório voltado ao rock clássico. Tornou-se uma das residentes do extinto Nova York Irish Pub (NYIP) e, atualmente, circula pelos bares Garage Moto Pub, Pettrus Pub e Satolep Brew Pub. Em seu tributo beatlemaníaco, a banda passeia por diversas fases da carreira de John, Paul, Ringo e George, variando entre arranjos fiéis aos originais e algumas roupagens próprias. 

Inicialmente, a The Woods trilhou um caminho semelhante à Blacklimousines, com set list roqueiro e apresentações frequentes no NYIP. Porém, lançou aos poucos canções autorais, sendo reunidas no EP Todos os dias serão sexta-feira (2014) e o álbum Alexitimia (2018). Possui ainda um projeto intitulado Beatles vs Oasis, em que intercalam músicas das duas de suas principais influências. 

Tanto a Blacklimousines quanto a The Woods participaram da edição de 2018 e retornam para mais um Beatles Day. "Foi um evento que deu certo. O público prestigia bastante. Tivemos cerca de duas mil pessoas em dezembro do ano passado", conta Möbbs. 

As bandas devem subir no palco da carreta pertencente ao projeto Museu Itinerante do Piano, que encontra-se instalado no largo Edmar Fetter. A estrutura oferece exposição de pianos antigos e raros dos séculos 19 e 20, além de um cronograma que inclui almoço e noite musicais. Estas atividades se iniciam na segunda-feira e transcorrem até o dia 15 deste mês. O Beatles Day contará com transmissão direto do Mercado Central, através de flashes ao vivo, na programação da União FM.

Contato na rua
Desde que completou dez anos, a rádio passou a realizar eventos voltados à população pelotense. Além do dia dedicado aos Beatles, somam-se Verão da União, desenvolvido durante janeiro e fevereiro nas praias do Laranjal, Cassino e São Lourenço do Sul; Domingo na Rua, no mês de setembro, no Parque da Baronesa, sendo voltado ao lazer em família; a festa Dancing Days - Os Embalos de Sábado à Noite, também em setembro, ao som de clássicos dos anos 1960 até 1990; e a Pedalada da União, que ocorre durante a Semana Nacional do Trânsito e em parceria com o Pedal Curticeira.

O quê: 4ª edição do Beatles Day
Quando: sábado (7), das 16h30min às 22h
Onde: largo Edmar Fetter, no Mercado Central
Entrada franca


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados