Prevenção

A cultura sob impacto do coronavírus

Avanço da doença no Brasil leva ao cancelamento e reorganização da agenda cultural em Pelotas, no Rio Grande do Sul e no país

16 de Março de 2020 - 09h32 Corrigir A + A -
A apresentação Iris Apfel, com Nathalia Timberg, programada para Pelotas no dia 29 deste mês, no Theatro Guarany, foi cancelada. (Foto: Divulgação - DP)

A apresentação Iris Apfel, com Nathalia Timberg, programada para Pelotas no dia 29 deste mês, no Theatro Guarany, foi cancelada. (Foto: Divulgação - DP)

A lista de eventos culturais cancelados, transferidos ou adiados não para de crescer e deve se tornar ainda maior nos próximos dias, consequência das recomendações da Saúde para prevenir o avanço do novo coronavírus (Covid-19) nas cidades, entre elas, evitar a aglomeração de pessoas. Shows musicais, peças de teatro, exposições, feiras, mostras, lançamentos de filmes, entre outras agendas, estão sendo suspensos em todo o Brasil. E aquelas ainda mantidas devem ter uma resposta logo.

Setor que movimenta milhões de reais no país, gera emprego e ajuda a aquecer a economia, o mundo do entretenimento, assim, irá parar nas próximas semanas e terá de se reorganizar após o período considerado crítico ser superado. Até lá, quem comprou ingressos ou pretendia participar de algum evento, deve buscar informações junto aos organizadores ou nas redes sociais oficiais. Muitos já estão informando os consumidores de como proceder.

Confira algumas decisões já tomadas na área de cultura
Sedac - O governo do Estado determinou que os órgãos e as entidades da administração pública estadual, direta e indireta, suspendam atividades ou eventos coletivos, que impliquem a aglomeração de pessoas, pelo prazo de 30 dias. A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) suspendeu atividades como cursos, seminários, vernissages e outros eventos promovidos pela Sedac, Theatro São Pedro, Fundação Ospa, Margs, Casa de Cultura Mario Quintana e outras instituições vinculadas à secretaria. A Sedac salienta, no entanto, que suas instituições permanecem abertas atendendo ao público durante a vigência do decreto publicado com as orientações. A continuidade das atividades produzidas por terceiros (peças de teatro, shows, etc.) previstas para ocorrerem dentro das instituições públicas fica a critério dos mesmos.

Secretaria Especial da Cultura - A Secretaria Especial de Cultura e o Ministério da Saúde informaram, em comunicado conjunto, as ações definidas para a prevenção ao coronavírus em eventos culturais. A titular da pasta, Regina Duarte, e o ministro Luiz Mandetta, concordam com a necessidade de transmitir orientações para redobrar os cuidados da população em eventos com aglomeração.

Peça de teatro - A apresentação Iris Apfel, com Nathalia Timberg, programada para Pelotas no dia 29 deste mês, no Theatro Guarany, foi cancelada. No palco, a atriz dá vida a Iris Apfel e o espetáculo faz parte das comemorações de seus 90 anos.

Iza - O show da cantora Iza, agendado para o último sábado no Centro de Eventos Fenadoce, foi adiado. Os ingressos adquiridos serão válidos para a próxima data, mas quem quiser ser ressarcido pode procurar os postos de venda a partir de hoje.

Tech Art Festival 2020 - Agendado para dia 21 deste mês, em Porto Alegre, foi cancelado.

Lollapalooza Brasil - Sobre o festival, marcado para os dias 4, 5 e 6 de abril, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, a organização emitiu comunicado, transferindo a data de realização: “Seguindo as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde, o Lollapalooza Brasil será realizado de 4 a 6 de dezembro de 2020. A saúde e a segurança de nossos fãs, artistas, funcionários, parceiros e comunidades são a nossa prioridade. Nossos headliners Guns N’ Roses, The Strokes e Travis Scott estão confirmados para as três datas remarcadas. Iremos fornecer uma atualização sobre o line-up completo o mais rápido possível. Todos os ingressos comprados para as datas originais serão válidos nas datas remarcadas. Informações mais detalhadas serão enviadas a todos os titulares de ingressos e também estarão disponíveis em breve no site do Lollapalooza Brasil, inclusive sobre a política de reembolsos dos ingressos caso não possa comparecer às novas datas”.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados