Evento

3ª Semana Cultural da Catedral exalta preservação

Com o tema Passado, presente e futuro o evento terá missa de abertura às 18h, nesta terça-feira (16)

15 de Novembro de 2021 - 10h58 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Proposta quer estimular a comunidade a adotar uma das colunas do templo (Foto: Julia Muller - Especial DP)

Proposta quer estimular a comunidade a adotar uma das colunas do templo (Foto: Julia Muller - Especial DP)

A 3ª Semana Cultural da Catedral começa nesta terça-feira (16) e se estende até domingo (20) com uma série de atividades que exaltam a importância dos projetos que mantém íntegro este importante patrimônio histórico, artístico e cultural. Com o tema Passado, presente e futuro o evento terá missa de abertura às 18h, com participação da Sociedade Pelotense Música pela Música. Na ocasião o pároco Luiz Boari faz a entrega do projeto Abrace a Catedral, iniciativa da Comissão de Restauro da Catedral que teve como objetivo estimular a comunidade a "adotar" o restauro das 14 colunas do templo.

"O restauro das colunas passou por um detalhado processo de recuperação, desde a escaiola ao estuque, através de técnicas artesanais manuseadas por restauradores e hoje celebramos com alegria mais esta etapa vencida", destaca Boari. Durante a missa também será inaugurada a exposição que estará aberta ao público durante a semana, onde são retratadas diversas ações de preservação do templo por mais de duas décadas, incluindo o atual projeto de restauro da Torre Sul e ações de Educação Patrimonial.

Entre quarta-feira (17) e sexta-feira (19) a comunidade poderá fazer a visita guiada, sempre às 16h, conduzida museólogo Everton Lautenschalger. Os interessados terão a oportunidade de conhecer mais profundamente os detalhes do tempo que é o marco zero de fundação da cidade. As coordenadoras de Educação Patrimonial (EP), Liza Bilhalva e Marta Bonow recepcionarão junto com o museólogo, alguns estudantes do Instituto São Benedito e Colégio Gonzaga que participam atualmente das atividades.

No sábado (20), entre 14h e 17h30min, a arquiteta e urbanista Ana Paula de Andrea Dametto promove uma imersão com a comunidade chamada "Jardins Históricos de Pelotas - (re)conhecer para valorizar e preservar". A programação contempla as seguintes etapas: Caminhada dialogada pela Praça José Bonifácio; Fotografe a Praça - como ela é para você?; Desenhe a Praça - o que mais te chama a atenção? A iniciativa faz parte dos estudos in situ da tese de doutorado da arquiteta e está inserida no contexto do projeto de extensão Redelab, especificamente na ação Sketchers Urbanos da UFPel.

Durante toda Semana Cultural a igreja estará aberta ao público das 10h às 11h30min e das 14h às 17h30min. O encerramento da programação será no domingo, às 17h30min, com a entrega do projeto Portas da História realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com patrocínio integral da Josapar. Após, às 18h30min, após a simbólica entrega da obra acontece a tradicional missa de domingo.

Serviço:

3ª Semana Cultural da Catedral

Novembro

terça-feira (16)

18h - Missa de abertura da Semana Cultural da Catedral com Sociedade Pelotense Música pela Música.

Entrega do projeto Abrace a Catedral _ Restauro de 14 colunas.

Início da "Exposição Catedral: passado, presente e futuro".

Quarta (17), quinta (18) e sexta-feira (19):

16h - Visita guiada, aberta à comunidade, com o museólogo Everton Lautenschalger.

Sábado (20)

14h às 17h30min - Atividade com a comunidade Jardins Históricos de Pelotas - (re)conhecer para valorizar e preservar, atividade, conduzido pela arquiteta Ana Paula de Andrea Dametto.

Domingo (21)

17h30min - Entrega do projeto Portas da História.

18h30min - Missa de encerramento da 3ª Semana Cultural da Catedral.

 

 

 

 

 

 


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados