19 de Novembro de 2021 - 08h00

O jogo que usa nosso cérebro

Por: Pluralidade Esportiva

O jogo que só usa nosso cérebro, diferente do box, por exemplo, é o enxadrismo.

Certo menino, aos seis anos, costumava ficar horas e horas vendo o irmão Paulinho e o primo Sérgio disputarem partidas de xadrez, e assim acabou aprendendo a mover as peças.

Foi ficando adolescente, jogando razoavelmente bem. E mesmo Paulinho e Sérgio, como bom enxadristas, já haviam sido vencidos algumas vezes pelo menino observador, o mano e primo menor. Este moço é Gladimir Mendes Prestes, hoje com 54 anos de idade e um apaixonado pelo esporte da mente.

Há poucos dias Pelotas foi visitada pelo tricampeão brasileiro, o GM (Grande Mestre) Alexandr Fier, dotado de notável capacidade no xadrez, tendo viajado já pelo mundo e muitas vezes vencendo importantes enxadristas.

Disse o presidente do clube de xadrez Pelotas e organizador do evento, Sr. Augustin Jardel: “acredito que foi o melhor evento que já tivemos na cidade em termos de quantidade de pessoas, de várias idades e cidades, com a presença do melhor jogador do país na atualidade. Gentilmente o mestre, que estava no Brasil e mora na Europa, aceitou o convite de vir a Pelotas abrilhantar esse grande evento de xadrez em nossa terra”.

Pois Gladimir Mendes Prestes, nosso conterrâneo, realizou a difícil tarefa de vencer o GM Alexandr Fier. Foi ele o único a vencer o GRANDE MESTRE!

Conta ele que o grande Fier passou pelos concorrentes com jogadas breves e muito inteligentes. Mas quando passava pelo nosso conterrâneo, na mesa 09, em cada rodada ele parava, fixava o tabuleiro e sentia que os próximos lances seriam mais difíceis.

Foi quando o nosso Gladimir Prestes disse–lhe baixinho: “está ficando difícil, não é Mestre?”. O Mestre, mesmo com sua mascará negra devido ao protocolo da pandemia, sorriu.

E nos próximos lances, foi fatal: Gladimir deu-lhe o xeque-mate, recebendo na hora o aperto de mão e os parabéns do Mestre. Assim o aluno de Paulinho, seu irmão, e Sérgio, seu primo, tornou-se um respeitável enxadrista da cidade de Pelotas.

Coincidentemente, Paulinho e Sérgio, os primeiros professores, foram ao evento e Gladimir apresentou ao Mestre aqueles que o ensinaram. O Mestre gentilmente atendeu a todos e disse: “parabéns, vocês ensinaram ele direitinho”.

Fier, dos 40 adversários, venceu na simultânea 37, empatou duas e perdeu uma.

-  próximo

Comentários Comente