06 de Dezembro de 2021 - 08h43

Escadaria de passarela ganha cores da diversidade

Por: Diário Popular

7ff536a1-8cac-4da8-bba6-c422f93d1b1b
(Foto: Michel Corvello - Ascom)

A Prefeitura de Pelotas apresentou durante o final de semana a pintura dos degraus da passarela da estação férrea, voltados para a Praça Rio Branco e Largo de Portugal. O local foi pintado com as cores do arco-íris, dentro da programação da 5ª Semana da Diversidade. A entrega simbólica do local com a nova identificação foi feita pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e integrantes de grupos e movimentos LGBT. A inciativa da pintura partiu de um pedido da ONG Também para que alguns espaços fossem coloridos dentro de uma proposta de intervenção urbana semelhante à ocorrida com  uma faixa de segurança na avenida Bento Gonçalves, em junho, marcando o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A programação da 5ª Semana da Diversidade foi encerrada ontem.

Risco mínimo com máscara PFF2

Um estudo realizado na Alemanha concluiu que a chance de uma pessoa contrair o coronavírus usando máscaras de proteção do tipo PFF2 é mínimo, de apenas 0,1%. Segundo o Instituto Max Plack, que realizou a pesquisa, a baixíssima probabilidade de contágio se dá mesmo em condições com maior risco, como estando próximo de alguém com o vírus em ambiente fechado e a uma pequena distância. Os cientistas alertam, no entanto, que o alto grau de proteção se dá somente se observado o uso correto da máscara, com o clipe de metal bem ajustado ao nariz. Por outro lado, uma pessoa sem máscara tem 90% de chance de ser infectada.

Bolsonaro fala em baixa no combustível

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou ontem, em entrevista ao portal Poder 360, que a Petrobras começará a reduzir os preços dos combustíveis a partir dessa semana. A declaração foi feita enquanto comentava a hipótese dele se encontrar com prefeitos de todo o país para discutir a crise nos sistemas de transporte coletivo dos municípios, afetados pelo alto custo do óleo diesel, que faz com que empresas pressionem por aumentos nas passagens. Apesar da afirmação feita por Bolsonaro, a  Petrobras não quis se manifestar sobre o assunto.

55% consomem bebida alcoólica no Brasil

Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) ao Datafolha mostrou que 55% dos brasileiros com mais de 18 anos consomem bebidas alcoólicas, sendo que 32%, ou seja, um em cada três, consomem semanalmente. Desses, 44% consomem mais de três doses por dia ou ocasião e nesse grupo 11% consomem acima de dez doses por dia. A dose padrão à qual a pesquisa se refere é a de 14 g de álcool puro, o que corresponde a 45 ml de destilado, ou 150 ml de vinho ou a uma lata de cerveja. O levantamento revelou ainda que, entre os que afirmam consumir de uma a duas doses de álcool por dia ou ocasião, as mulheres (42%) consomem mais do que homens (32%) e mais do que a média nacional (37%), assim como pessoas acima de 60 anos (52%). A maioria dos ouvidos (56%) diz nunca ter avaliado a saúde do fígado.

 

Comentários Comente

Diário Popular - Todos os direitos reservados