31 de Julho de 2021 - 05h57

Sebrae vai premiar os melhores conteúdos do jornalismo empreendedor

Por: Diário Popular

O Prêmio Sebrae de Jornalismo está de volta para valorizar os profissionais de imprensa que amplificam a voz e o trabalho dos empresários de pequenos negócios. É o reconhecimento de quem atua para mostrar que o sonho de empreender é capaz de transformar a vida de milhões de brasileiros.”

É com essa definição que o site do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) anuncia a sua 8ª edição. 

Autointitulado “o maior prêmio do jornalismo empreendedor”, o PSJ premia os melhores conteúdos jornalísticos tanto das mídias tradicionais quanto das plataformas digitais.

As obras analisadas são divididas em quatro categorias:

  • Texto - matéria publicada em veículos impressos, jornais ou revistas, sediados no Brasil, de periodicidade igual ou inferior a trimestral, ou portais, sites de notícias e blogs.

  • Áudio - conteúdos jornalísticos veiculados em emissoras de rádio ou podcasts publicados em plataformas de streaming, com duração de até 60 minutos.

  • Vídeo - conteúdos jornalísticos veiculados em canais de televisão ou vídeos publicados em plataformas digitais de vídeo, com duração de até 60 minutos.

  • Foto - foto ou sequência de fotos publicadas em veículos impressos, de periodicidade igual ou inferior a trimestral, ou em sites de empresas jornalísticas.

Os vencedores de cada uma das quatro categorias receberão um notebook de última geração como prêmio (marca e modelo não especificados no site).

Diferencial da 8ª edição: incentivo à nova geração

Neste ano, o PSJ incluiu a categoria Jornalista Revelação, destinada a estudantes da área ou recém-formados com até 25 anos. O pré-requisito para concorrer é que o profissional tenha seu trabalho publicado em um veículo de imprensa.

O prêmio para Jornalista Revelação é um notebook de última geração (marca e modelo não especificados no site).

Como funciona o Prêmio Sebrae de Jornalismo

O PSJ se desenvolve ao longo de três etapas:

  1. Etapa estadual

  2. Etapa regional

  3. Fase nacional

O prêmio máximo

O Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo será concedido para o melhor conteúdo entre todos os premiados nas demais categorias. 

Quem vencer levará para casa um celular de última geração, com câmera e capacidade de edição de vídeos e fotos, além de um notebook, que será recebido como prêmio vencedor em sua categoria (marcas e modelos não especificados no site).

Temática da 8ª edição

Em virtude das transformações sociais acarretadas pela pandemia de Covid-19 - com desdobramentos nas relações pessoais, nos formatos do trabalho e nas mudanças dos hábitos de consumo -, o jornalismo teve que acompanhar o passo dos acontecimentos, se adaptando conforme os fatos aconteciam.

Por isso, o Prêmio Sebrae de Jornalismo escolheu para a sua 8ª edição o tema “A importância da micro e pequena empresa para o enfrentamento da pandemia”.

Serão premiadas as matérias que melhor abordam não só esse tema, como também outros diretamente relacionados, a exemplo de...

  • Empreendedorismo

  • Produtividade e Competitividade

  • Inovação e Startups

  • Inclusão Produtiva e Sustentabilidade

  • Transformação Digital

  • Políticas Públicas e Legislação

  • Acesso a crédito.

Um pouco da história do Prêmio Sebrae de Jornalismo

O PSJ é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Considerado a maior premiação do segmento, o concurso se tornou a referência máxima no fomento do jornalismo empreendedor no Brasil.

Sua história começou em 2007, sendo que a primeira edição aconteceu em 2008.

Em 2021, o PSJ vai apresentar algumas alterações em suas categorias e premiações, a exemplo da criação do já citado Jornalista Revelação. 

Serviço

Estão aptos a concorrer à premiação os trabalhos publicados de 1º de janeiro de 2020 a 30 de agosto de 2021.

Cada participante poderá inscrever até 3 trabalhos, independente da categoria. Não há limite de inscrições de trabalhos por veículo.

▶ Você pode acessar o regulamento completo aqui.

▶ As inscrições estão abertas até 31/08/21 e podem ser feitas aqui.

▶ O PSJ também disponibilizou um pdf com as respostas para as Perguntas Frequentes sobre a premiação.

Comentários Comente

Diário Popular - Todos os direitos reservados