03 de Abril de 2021 - 08h08

Portal de notícias do DP arranca com força total no primeiro trimestre

Por: Diário Popular

Hoje consolidado como o 3º maior portal de notícias online do Estado (só ficando atrás de gigantes como a Zero Hora e o Correio do Povo), o site do Diário Popular está mostrando tendência de crescimento em praticamente todas as métricas utilizadas para analisar a sua performance no ambiente virtual.

Isso é o que aponta o mais recente relatório sobre os números da presença digital do DP. Com a análise dos dados referentes ao período entre 01/01/21 a 30/03/21, o estudo mostra que o primeiro trimestre deste ano alcançou crescimento no número de visitantes e de páginas visitadas no portal, se comparado com o relatório do fechamento de 2020.

No ano passado, o portal de notícias do Diário Popular ultrapassou a marca de 6,5 milhões de acessos. De acordo com o atual relatório, somente no primeiro trimestre deste ano, nosso site recebeu mais de 2,2 milhões de visitas.

Este cenário demonstra, até o momento, um crescimento de 37%, se comparado com o resultado alcançado em 2020.  Detalhe: o primeiro trimestre é composto por meses considerados “fracos”, em virtude das férias. Ou seja, os motores ainda estão aquecendo! 🔥

De onde vêm esses acessos?

Os visitantes brasileiros representam 98,20% dos acessos ao site do DP. As demais visitas que completam a totalidade vêm de países como os Estados Unidos (18.761 acessos), Noruega (2.620 acessos), Portugal (2.601 acessos) e Uruguai (2.453 acessos).

Comparando o atual relatório com o de fechamento de 2020, é possível perceber uma tendência de crescimento do tráfego direto (que é quando o usuário faz a busca digitando o nome do Diário Popular): de 35,61% para 46,05% (ou 1.023.395 acessos).

Assim como no ano passado, a busca orgânica (não-paga), que acontece quando o mecanismo de busca oferece um conteúdo do site como resultado para a pesquisa feita, continua em segundo lugar como fonte de tráfego, com o primeiro trimestre apontando mais um vez uma tendência de crescimento: de 32,95% (2020) para os atuais 34,85% (ou 774.493 acessos).

As redes sociais (que geram tráfego quando os usuários clicam nos links dos posts e são levados para o portal de notícias), assim como em 2020, continuam como a terceira fonte mais importante, representando 13,85% do total (ou 307.823 acessos).

________

👉 Abrindo um parêntese para o Facebook...

Dentre as redes sociais, o Facebook representa a grande maioria dos posts que apontam links para o portal do DP: 93,21%

Atualmente, a fanpage do DP conta com mais de 220 mil seguidores. Por lá também temos o Canal da Comunidade, o grupo voltado para a interação com o público, no qual recebemos sugestões de pautas e mantemos o contato direto com a população da Zona Sul. Duas mil pessoas fazem parte do grupo fechado.

Quer participar? Solicite o acesso. 🙂

________

Acessos por estados e cidades

Estes são os 10 estados com maior número de acessos ao portal de notícias do DP (do maior para o menor): Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal e Goiás.

Em uma lista de 20 cidades com o maior número de leitores online do DP, as 10 principais em termos de acessos ao portal são (da maior para a menor): Pelotas-RS, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Brasília-DF, Belo Horizonte-MG, Caxias do Sul-RS, Campinas-SP, Canoas-RS, Fortaleza-CE e Goiânia-GO.

Visualizações de páginas

Até 30/03/21, o portal do DP recebeu 3.708.902 visualizações de páginas (ou pageviews), sendo que, no fechamento do ano passado, o site havia ultrapassado a marca de 12 milhões de pageviews. 

Usando um cálculo simples, podemos concluir que, ao final dos três primeiros meses de 2021, temos cerca de 700 mil acessos a mais, comparando com os números do ano passado. Como citamos anteriormente, os três primeiros meses do ano são “mais lentos”e, por isso, a projeção de crescimento das pageviews em 2021 é uma certeza.

👉 Outro dado importante do relatório atual é o fato de que a página de assinaturas do DP figura entre as 20 mais visitadas entre todo o portal de notícias. Isso mostra que o aumento da nossa presença digital está naturalmente atraindo o interesse de novos assinantes. 

Como está o portal perante os mecanismos de buscas

Para contrastar com a análise do domínio diariopopular.com.br feita na ferramenta Ahrefs no final do ano passado, realizamos outra rodada no final de março deste ano. O contraste entre os dois relatórios apontou os seguintes dados:

  • Backlinks: na análise feita no final de 2020, 163 mil links de outros sites estavam sendo apontados para o portal do DP; até o fim do primeiro trimestre de 2021, haviam 155 mil backlinks.

  •  Referring domains: o número de 1.610 domínios únicos apontando links para o portal do DP não variou entre o final de 2020 e o início de 2021.

  • Organic keywords: no final de 2020, o portal do DP estava ranqueando organicamente no Google para o total de 57.400 palavras-chave; agora, esse número aumentou para 64.400 palavras-chave.

Para você entender do que se tratam esses números:

Os três fatores citados acima compõem, entre outros elementos, o que é chamado de “autoridade” no ambiente virtual. A autoridade influencia diretamente os algoritmos do Google e dos demais motores de buscas no processo de indexação e, principalmente, na escolha dos conteúdos que serão mostrados nas páginas de resultados para as pesquisas feitas pelos usuários.

O fato de termos crescido em sete mil o número de palavras-chave para as quais o DP está ranqueando sem precisar pagar por elas é um sinal do aumento da nossa relevância digital.  

Conclusão

Em 2020, ao ultrapassar a marca de 6,5 milhões de acessos, o portal de notícias do Diário Popular obteve um crescimento de 52% em relação a 2019.

A julgar pelos números do primeiro trimestre, estamos prevendo repetir - ou até superar - este percentual de crescimento neste ano. 

É claro que tem muita coisa para acontecer. Ainda faltam três trimestres em um ano que, até o momento, vem se mostrando bastante problemático em inúmeros segmentos da sociedade - assim como foi em 2020. Mas os dados nos mostram que estamos no caminho certo. 

Temos muito trabalho pela frente? Com certeza. Precisamos melhorar em diversos aspectos? Absolutamente sim. Estamos conscientes disso. Mas pode ter certeza: nossa motivação está nas alturas. Sabemos que crescer em um mercado em pleno retrocesso é um privilégio. Por isso não nos cansamos de tentar aprimorar o que já vem sendo feito.

Fica o convite: venha conosco em 2021! Tem muita coisa legal sendo planejada. E queremos que você seja parte do processo. Vamos fazer a diferença juntos! 🤝

 

Comentários Comente

Diário Popular - Todos os direitos reservados