17 de Abril de 2021 - 07h29

DP no Facebook: mais de 1 milhão de interações em apenas 3 meses

Por: Diário Popular

Conforme informamos no neste artigo do DP no Digital, a fanpage do Diário Popular no Facebook foi apontada como a responsável por 93,21% dos posts que direcionam visitantes para o portal de notícias

Se você pensar que, no primeiro trimestre deste ano, nosso site recebeu mais de 2,2 milhões de visitas, dá para imaginar a importância do Facebook nesse processo.

Essa informação pode até causar estranhamento, uma vez que virou moda dizer que “o Facebook morreu” ou que ele está em plena decadência. Independente do que é dito por aí, sem nenhuma base de dados, o Facebook continua, sim, sendo a maior rede social do mundo. O máximo que pode ser dito é que o seu crescimento em termos de usuários está menos acelerado que o do Instagram e, principalmente, do TikTok.

Outra coisa que muitos não se dão conta é que o Facebook já transcendeu a condição de simples rede social, apresentando-se hoje como um ecossistema digital.

De qualquer forma, a aderência do público do DP ao Facebook é algo respeitável. Atualmente, ele representa uma extensão do portal de notícias, algo como a nossa segunda casa no ambiente virtual. 

No Facebook, o perfil de leitores que prefere a leitura dinâmica - típica dos feeds de redes sociais - encontra notícias atuais 24 horas por dia, de segunda à sexta. Aos fins de semana, a redação do DP atua em formato de plantão e as publicações de notícias são realizadas com pequenos intervalos. Isso garante que o nosso público continue atualizado, inclusive em feriados.

Vamos analisar agora alguns números que comprovam a expressividade do Facebook entre os leitores do Diário Popular.

Público e interações alcançadas

De janeiro a março deste ano, o DP efetuou mais de 2,2 mil posts, os quais receberam mais de 1,2 milhões de interações (comentários, reações ou compartilhamentos). Isso representa uma média de 545 interações por post.

Neste período, os posts na fanpage do DP receberam 3.087 likes e 1.847 dislikes. Sinceramente, não nos preocupamos com o expressivo número de interações representando críticas ou insatisfação com o conteúdo publicado. Isso simplesmente retrata a polarização e o ambiente combativo que se apossou de algumas redes sociais. O que realmente nos chama a atenção é o fato de termos recebido quase 5 mil reações em apenas três meses.

Em meio à verdadeira enxurrada de conteúdos a que as pessoas são expostas em um simples rolar do feed no Facebook, conseguir se destacar - e ainda receber interações em suas postagens - é um feito e tanto. 

Número de fãs e engajamento

No primeiro trimestre de 2021, estes foram os números relativos aos seguidores em termos demográficos, especificamente falando de gêneros:

  • Mais de 82 mil fãs do DP no Facebook são homens, o que representa 37,37% do total de seguidores. Dentre eles, 33,36% interagem com as publicações (percentual de engajamento).

  • As mulheres representam o maior número de fãs da página do DP: mais de 137 mil, ou 62,63% do total. Além de serem a maior parte dos seguidores, as mulheres apresentam a taxa de 66,64% de engajamento com as postagens. 

Ao número de seguidores engajados (homens e mulheres) somam-se mais de 12,8 mil pessoas que interagem com os posts e que não informaram o gênero.

Isto representa mais de 15 mil pessoas ocasionando o que toda a marca espera como resultado da presença nas redes sociais: o envolvimento da sua audiência com o conteúdo postado.

Estes são outros números relevantes alcançados por nossos posts neste período:

  • Mais de 23 mil compartilhamentos

  • Mais de 63 mil comentários

  • Mais de 814 mil cliques.

Diversidade de pautas

Os assuntos de interesse da Região Sul do Estado ganham prioridade na grade de publicação de posts, mas a gama de pautas abrange também temas estaduais, nacionais e internacionais.

A variedade de pautas é expressa pelas hashtags utilizadas nos posts, as quais identificam as editorias do jornal. Feita a partir do número de posts feitos no primeiro trimestre deste ano em cada uma das editorias, esta é a lista de hashtags, na ordem do maior para o menor volume de postagens:

#JDPSaúde #JDPGeral #JDPEsportes #JDPSegurança #JDPZonaSul #Colunistas #JDPEconomia #JDPCultura #JDPEducação #JDPPolítica.

Distribuição dos seguidores do DP entre as principais cidades

Pelotas detém o maior número de fãs da página do DP no Facebook, seguida por outros municípios gaúchos. São Paulo-SP também é presença frequente nos relatórios, sempre figurando como uma das cidades com maior número de frequentadores da nossa fanpage.

Veja a seguir as cidades com os números mais representativos de seguidores (do maior para o menor):

  • Pelotas

  • Rio Grande

  • Porto Alegre

  • Capão do Leão

  • Canguçu

  • Santa Vitória do Palmar

  • São Paulo-SP

  • São Lourenço do Sul

  • Bagé

Conclusão

A fanpage do Diário Popular no Facebook exerce um papel crucial no fortalecimento da sua presença digital. Os dados mostrados neste texto comprovam sua importância. 

Um número crescente de pessoas deposita a confiança em nosso feed e o escolhe como a principal fonte de informação sobre os assuntos mais relevantes acerca da Região Sul, do País e do mundo.

Quer saber qual é o segredo de tamanha credibilidade?

A qualidade do conteúdo, o volume e a consistência são os 3 pilares que norteiam nossa estratégia de publicações no Facebook. 

Fica aqui o convite: se você quer ficar por dentro de tudo o que é mais relevante para a população da Região Sul do Estado, mas não tem tempo para buscar os assuntos espalhados pela internet, basta seguir a página do DP no Facebook e rolar o feed de notícias. 

Pode acreditar: você estará muito bem servido. 🙂

Ainda não nos segue? Vai lá! 👇

https://www.facebook.com/diariopopularRS

 

Comentários Comente

Diário Popular - Todos os direitos reservados