12 de Março de 2022 - 08h03

Como o metaverso pode impactar as formas de trabalho

Por: Diário Popular

metaverso foi uma das palavras mais mencionadas em 2021 na área de tecnologia e inovação. A ideia de um mundo virtual que replica a realidade em dispositivos digitais é a grande aposta da big tech Meta, dona do Facebook.

No último ano, os investimentos para o desenvolvimento do metaverso foram tantos que parece que essa realidade está cada vez mais próxima. 

As inovações que envolvem a realidade virtual prometem modificar o jeito que nos relacionamos e, consequentemente, as formas de trabalho.

Uma pesquisa realizada pela empresa Lenovo com 7.500 profissionais adultos nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, China, Japão e Cingapura em novembro de 2021 constatou que quase metade dos colaboradores - 44% do total de entrevistados - estão preparados para trabalhar no metaverso.

Contudo, a inserção de uma tecnologia tão complexa como essa requer inúmeras mudanças não apenas nos locais de trabalho, mas também em como os profissionais executam suas funções. 

Que mudanças podemos esperar?

Com o desenvolvimento do metaverso, as tecnologias de realidade aumentada e hologramas, por exemplo, serão fundamentais para criação de ambientes que mesclam o virtual com o mundo real. 

De acordo com a Workplace, ferramenta de colaboração online da Meta, há algumas mudanças que poderão ser observadas com a inserção da tecnologia do metaverso no mercado de trabalho. Aqui estão algumas delas.

Espaço compartilhado 

Focado em uma experiência interativa através da internet, o metaverso é uma promessa de maior compartilhamento de experiências. A ideia é que pessoas em locais diferentes possam interagir através destes ambientes digitais.

Diferente de uma chamada de vídeo ou de uma ligação de áudio, no metaverso é possível criar avatares 3D realistas que espelham as linguagens corporais de humanos. 

Neste sentido, colegas de trabalho poderão trocar experiências em um mesmo ambiente através desses avatares. 

Para se ter uma noção de como funciona na prática, a Prefeitura de Uberlândia realizou a primeira reunião virtual brasileira no metaverso em janeiro deste ano, a qual pode ser assistida aqui

Execução das atividades de qualquer local 

O metaverso possibilita que o profissional disponha da configuração de trabalho perfeita. Dessa forma, será possível trabalhar e utilizar as ferramentas de qualquer lugar do mundo.

Na prática, isso se traduz em várias telas online organizadas, teclado virtual, alertas e notificações ajustadas conforme a preferência do usuário, entre outras possibilidades. 

Espaço ampliado

Segundo a Workplace, o espaço é limitado em um local de trabalho físico. Entretanto, no metaverso, as possibilidades são ampliadas para o profissional transitar em diferentes ambientes sem sair do lugar. 

As ferramentas de criação permitirão moldar e redefinir o espaço que nos cerca de acordo com as nossas necessidades e preferências, afirma o software colaborativo da Meta. 

As salas de uma empresa, por exemplo, poderão ser aumentadas e modificadas de acordo com as necessidades de quem trabalha. Além disso, será possível se deslocar para diferentes locais no metaverso.

Seja através do acesso a um documento digital ou da interação com avatares de colegas em uma confraternização online, o metaverso promete muitas mudanças para o mercado de trabalho que conhecemos hoje. 

Uma questão que fica é: o metaverso será inclusivo para todos os trabalhadores? 

Essa pergunta será respondida com o tempo - e, pelas apostas, está mais perto do que se espera.

-  próximo

Comentários Comente

Diário Popular - Todos os direitos reservados