07 de Agosto de 2021 - 08h04

Combate à desinformação ganha um novo aliado

Por: Diário Popular

A Lupa, referência nacional de agência de checagem de fatos, deu mais um passo no combate à desinformação que, infelizmente, se naturalizou no Brasil - especialmente no ambiente digital.

A novidade trazida pela Lupa tem o formato de programa de membros e se chama Contexto.

Segundo o site da revista Piauí, a plataforma tem o objetivo de aumentar o engajamento nos debates e iniciativas de combate à desinformação no Brasil e no mundo. Para isso, conta com o apoio da audiência da Lupa para seguir o trabalho que a empresa faz desde 2015. 

Com o Contexto, queremos convidar as pessoas a participarem ativamente do combate à desinformação, discutindo o tema e tendo acesso a ferramentas que permitam que elas passem o conhecimento sobre ele adiante. Queremos que essas pessoas se tornem verdadeiros mobilizadores em seus círculos de confiança e vamos apoiar essa mobilização com conteúdos exclusivos, eventos e acesso aos bastidores do que fazemos na Lupa”, disse Natália Leal, CEO da empresa. 

E completou:

Fazer parte do Contexto é também uma forma de apoiar o que a Lupa faz com excelência desde 2015 e contribuir para que possamos continuar fazendo nosso trabalho de forma transparente, apartidária e independente”.

O lançamento do Contexto aconteceu nesta semana, em uma live no YouTube, a qual também abordou a seguinte questão: por que algumas pessoas são seduzidas mais facilmente por fake news que outras?

Como nasceu o Contexto

Tudo começou quando a Lupa e outras 15 plataformas de jornalismo digital foram selecionadas pelo Media Development Investment Fund (MDIF) para integrar o Membership Puzzle Project (MPP), em fevereiro deste ano.

O objetivo do MDIF é apoiar as organizações selecionadas no processo de criação de programas de apoio e na construção de relacionamentos sólidos e permanentes com seus públicos, de forma a gerar mais impacto e engajamento ao modelo de negócio digital.

Para isso, o MDIF injetou recursos em mentoria e treinamentos para os participantes do projeto.

Como fazer parte do Contexto

A plataforma será mantida por meio de contribuição mensal ou anual. 

Entre os benefícios oferecidos aos assinantes estão…

  • acesso a eventos e grupos de discussão em diferentes plataformas;

  • conteúdos exclusivos para compartilhar em seus círculos de confiança;

  • descontos em oficinas do LupaEducação.  

Saiba mais sobre os planos.

Plano 1  - R$ 9,90 por mês ou R$ 99,90 por ano

Benefícios: acesso a grupos de discussão no Facebook e no Telegram, onde serão distribuídos conteúdos exclusivos para compartilhamento e haverá debates aprofundados sobre estratégias de desinformação e manipulação de narrativas. 

Plano 2  - R$ 19,90 mensais ou R$ 199,90 por ano

Benefícios: acesso aos mesmos grupos do Plano 1 mais a participação em eventos mensais ao vivo, acesso aos bastidores da redação da Lupa e desconto de 20% na inscrição das oficinas mensais do LupaEducação.  

Um pouco sobre a Lupa

Considerada a primeira agência de checagem de fatos criada no Brasil, a Lupa foi fundada em 2015. É incubada no site da Folha e do UOL e ligada à revista Piauí, mas afirma não ter vínculo editorial com essas empresas.

A Lupa usa nove diferentes etiquetas para classificar as notícias, entre elas “falso”, “verdadeiro”, “contraditório” (quando a informação divulgada é contraditória à outra difundida pela mesma fonte anteriormente), “ainda é cedo para dizer”, “insustentável” e “de olho”, quando o conteúdo está em monitoramento.

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