Publicidade
O domingo foi do Lobão
Por: Jussara Lautenschläger - jussara@diariopopular.com.br
Domingo é dia de futebol, de vestir a camisa azul e ouro e ir para a Boca torcer pelo timão. São crianças, jovens, adultos e idosos, todos com o grito de gol trancado na garganta. No rádio chega a informação de que a sensação térmica está perto dos 40ºC. Isto é mero detalhe. Sol ou chuva não impedem o verdadeiro torcedor de ir ver seu time jogar.
Todos querem o melhor lugar para não perder nenhum detalhe do jogo. O time entra em campo e o coração acelera. Escuto um grito e olho para trás: uma menina xinga o juiz porque não deu a falta que foi muito clara, para nós torcedores. O jogo prossegue e aos 14 minutos do primeiro tempo Tiago Duarte em grande jogada marca o primeiro gol. O grito sai da garganta e traz um alívio para o torcedor.
Porém, todo o cuidado é pouco neste momento e milhares de torcedores tornam-se técnicos. É isto mesmo, técnicos. Alguns acham que a defesa está aberta na lateral direita e outros gritam: o ataque tem de pressionar mais.
Mas em segundos tudo pode mudar. Jonatas faz brilhante defesa em um ataque do time adversário. Penso: a partida não vai ser fácil. Estamos apenas nos primeiros minutos do jogo. Olho mais uma vez para os lados e vejo a expressão de euforia dos torcedores. Crianças e adultos que em uma só voz gritam: "Sou Lobão, torço até morrer".
O final do primeiro tempo se aproxima, eu e meu filho saímos da arquibancada da Gonçalves Chaves, chamada de tobogã pelos áureo-cerúleos, e nos dirigimos até a copa para comprar um refrigerante, bem gelado, de preferência. Olhamos para trás e não acreditamos no que vimos. Tiago Duarte faz um golaço de bicicleta, ampliando o placar e tranquilizando a torcida.
Todos os comentários dentro da Boca eram o mesmo: Tiago Duarte fez um gol de deixar o queixo caído. Nem mesmo o mais fanático torcedor conseguiria imaginar um presente como este. Obrigada, e vou me atrever a agradecer, também, em nome de toda a nação áureo-cerúlea.
É hora de ir para a nova arquibancada, a da rua Doutor Amarante. O ângulo é perfeito, impossível perder um lance. O segundo tempo começa com os dois times tentando criar jogadas para finalização. A surpresa chega aos 22 minutos, ele de novo. Sim, Tiago Duarte marca o terceiro gol. A torcida enlouquece e vai ao delírio.
A partir deste momento o jogo é dominado pelo Lobão, com poucas oportunidades para o time adversário. O goleiro Jonatas salva o Pelotas mais uma vez. A torcida aplaude e conta o tempo para terminar a partida.
Ninguém esperava. Aos 40 minutos, Dick driblou o goleiro e mandou para o fundo da rede. Mal deu para comemorar e Alex Dias marca o quinto e último gol da partida. O juiz apita o final, mas a vontade é de ficar e continuar torcendo.
Os jogadores aplaudem a torcida e assim agradecem o apoio que receberam. Agora o momento é decisivo. O Pelotas tem que ir com tudo contra o Avenida, na cidade de Santa Cruz. Não poderei estar lá, mas o rádio estará sintonizado e o grito de gol mais uma vez preso na garganta.
Foto: Paulo Rossi


