Editorial

Atendimento qualificado e dobrado para autistas

12 de Março de 2018 - 08h24 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Há dois anos, reportagem do Diário Popular apresentava a necessidade de ampliação do Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura. Hoje, depois de quase quatro anos da inauguração, instituição ganha casa nova e, o melhor: terá sua capacidade de atendimento duplicada.

Funcionará no antigo hospital Cruz de Prata, na General Argolo, 1.801. A área de 1,2 mil metros quadrados, contará com cerca de 30 salas, 20 banheiros individuais e estacionamento. E a equipe, atualmente com 30 profissionais, também vai aumentar. Já está em processo de seleção de professores e de auxiliares da rede municipal com formação no atendimento a autistas.

O centro é o único em todo o Estado sem faixa etária definida para atender. É a referência no atendimento estadual. Em 2014, primeiro ano de funcionamento, atendia 58 pessoas, entre adultos e crianças. Atualmente são 302 usuários, 22 de fora de Pelotas. A estimativa é de que só aqui no município existam cerca de 500 autistas.

A atividade é vital para as famílias que necessitam de atendimento especializado. O trabalho é realizado em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde foi criada a cartilha de orientação para professores no contexto inclusivo. O centro é municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Disponibiliza psicopedagogos, atendimento educacional especializado, estimuladores de Educação Infantil, professores de Educação Física, arteterapia, ludoterapia, psicomotricidade, tecnologia assistiva, estimulação essencial, fonoaudiólogos e psicologia para os pais.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados