Editorial

O celular e a internet nunca estiveram tão próximos

23 de Fevereiro de 2018 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Qual o principal uso que você faz de seu aparelho celular? Para 94,2% das pessoas com dez anos ou mais de idade, ele serve para a troca de mensagens de texto, voz ou imagens por aplicativos diferentes de e-mail.
Esse raio-x com os brasileiros foi feito pela PNAD Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) 2016, estudo que trouxe dados sobre o acesso à internet e a posse de celular no país.

A conectividade do brasileiro é cada vez maior, seja para lazer, trabalho ou estudo. E não poderia ser diferente. O mundo passou a se comunicar pelos aparelhos. Do acordar em casa ao antes de dormir, tornou-se quase uma "obrigação" checar a tela e os aplicativos, em busca de notícias e imagens ou para rápidas conversas. Um vício, reconhecem muitas pessoas.

Além da troca de mensagens de texto, a PNAD Contínua TIC 2016 descobriu que assistir a vídeos, programas, séries e filmes foi o que motivou 76,4% do contingente _ aqueles com dez anos ou mais -, a usarem o telefone celular. Também recorreram para conversas por chamada de voz ou vídeo e envio ou recebimento de e-mail.

Outros cenários também foram avaliados. No país eram 63,4 milhões de pessoas _ novamente com dez anos ou mais _ que não utilizavam a internet em 2016. Os motivos desse distanciamento foram assim identificados: 37,8% não sabiam usar, 37,6% não tinham interesse e 14,3% consideravam o serviço caro. Dos 22,9% (41,1 milhões) sem celular para uso pessoal, outros motivos apareceram: 25,9% consideravam caro o preço do equipamento, 22,1% alegaram falta de interesse, 20,6% usavam o aparelho de outra pessoa e 19,6% simplesmente não sabiam manusear.

Internet e celular, aliás, nunca estiveram tão próximos da vida dos brasileiros. Segundo a pesquisa, em 97,2% dos domicílios onde havia acesso ao serviço, o celular era utilizado para esse fim. E em 38,6% dos lares foi o único equipamento adotado para o acesso à rede. Em segundo vinha o computador _ o único meio em apenas 2,3% dos locais com internet.

A uso da rede mundial cresce com o aumento da idade no Brasil. Atinge o máximo entre as pessoas de 18 a 24 anos de idade e declina nas seguintes faixas, com destaque para o público idoso (60 anos ou mais): apenas 24,7% acessaram em 2016. Comportamento observado tanto nos indicadores dos homens como das mulheres, aponta o IBGE.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados