Artigo

Um conselho: volte a estudar!

26 de Janeiro de 2018 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Patrícia Madruga Lameirão, professora da Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas, Especialista em Marketing

Você deve estar pensando naquele velho ditado: se conselho fosse bom se vendia! Pois bem, uma das vantagens de ser professor é que sou paga para dar conselhos. Nesse sentido, fico à vontade para propor algumas reflexões para aquelas pessoas que estão pensando em voltar a estudar, mas ainda não tomaram nenhuma atitude. Entenda sua motivação.

Motivação é aquele motivo que nos leva à ação. Quais são os seus motivos? Identifique: busca por mais cultura, relacionamento. Busque realização pessoal, ser motivo de orgulho das pessoas que amam você. Não importa, dê o primeiro passo!

Diga não à autossabotagem. Costumo dizer que nosso principal inimigo somos nós mesmos. Fazemos muitas cobranças, comparações, nos sabotando todo tempo, “olhando a grama do vizinho e acreditando que ela é mais verde”. Minha dica consiste em respeitar a diversidade. Entenda que somos diferentes, respeite suas competências e vá em busca do desenvolvimento de suas habilidades. Não seja como a Alice no País das Maravilhas “para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”. Então, concentre-se em seus objetivos e foque aonde quer chegar!

Nunca é tarde para aprender. A grande questão não é se é cedo ou tarde, mas sim os motivos. Retomar os estudos pode ser desafiador. Não deixe crenças, como “no meu tempo”, ser maior que seus objetivos de vida, nosso tempo é o agora!

Diferencial competitivo. O conhecimento é o maior diferencial competitivo que o profissional pode ter. É a melhor maneira de tornar seu currículo atraente no mercado de trabalho. A maioria das empresas fica mais inclinada a contratar ou promover quem tem um título acadêmico para assumir cargos maiores. Por isso, um profissional que se torna especialista em determinado assunto sai na frente dos demais. Contudo, quem sonha em crescer na carreira deve entender que investir em um curso de graduação, pós-graduação, formação continuada ou idiomas é o primeiro e mais importante passo para diferenciar você diante a concorrência.
Quer mudar de vida? Volte a estudar!


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados