Ponto de Vista

Os cuidados com a saúde no verão

Inicia o nosso verão, estação que exige muito cuidado com a saúde e com a pele

25 de Dezembro de 2012 - 11h40 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por Diógenes Basegio, médico e deputado estadual 

Inicia o nosso verão, estação que exige muito cuidado com a saúde e com a pele. O calor proporciona condições ideais para a ocorrência de sintomas e doenças que podem abalar o bem-estar físico. Os mais comuns são aqueles que levam à perda de líquidos como a desidratação. O período também colabora para os casos de insolação.

Muita exposição ao sol e pele desprotegida podem causar desidratação. Ela ocorre de duas formas: quando o corpo elimina muito líquido e sais minerais através da transpiração excessiva e pela ingestão de alimentos contaminados ou malconservados. Para evitar use roupas leves, prefira locais arejados e com sombra, não esqueça de ingerir bastante líquido e estar atento aos alimentos consumidos.

Cuidado com a insolação. Ficar muito tempo sob o sol, queima a pele, as células são destruídas e o líquido que fica entre elas é eliminado. Por isso, é comum a pele apresentar cor vermelha e ardida e em estágios mais avançados e graves, leva à formação de bolhas. Muito sol causa o envelhecimento precoce e o aumento em 25 vezes da chance de a pessoa desenvolver câncer de pele. Use protetor solar, ele é um instrumento extremamente importante na prevenção do câncer de pele, que acomete muito mais a região da cabeça e do pescoço. O boné ou o chapéu também é muito importante. E óculos de sol, de boa qualidade, para prevenir a catarata precoce.

O filtro solar deve ser aplicado meia hora antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas ou após cada mergulho. Para não prejudicar a pele e a saúde, não tomar sol entre 11h e 17h, no horário de verão, e também evitar a prática de exercícios físicos nesse horário. É aconselhado também, tomar cerca de dois a três litros de água por dia e usar protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição do sol, repetindo a aplicação a cada duas horas.

Não deixe que estes fatores atrapalhem seu verão, aproveite as dicas para se manter mais saudável. Seja no verão, na primavera, no outono ou no inverno manter o corpo sadio é primordial para desfrutar o que as estações do ano têm de melhor.


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados