Artigo

Vamos compartilhar o Laranjal

30 de Dezembro de 2017 - 05h00 0 comentário(s) Corrigir A + A -

Por: Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas


Neste primeiro ano de meu mandato recebi inúmeras demandas de cidadãos de todas as partes da cidade. Nenhum bairro, porém, mobilizou-se mais pelas redes sociais, em artigos de jornal ou em mensagens encaminhadas a mim do que o Laranjal. Sei das expectativas daqueles que escolheram viver lá e conheço também as carências observadas em nossas praias, que há muito deixaram de ser apenas locais turísticos, mas se tornaram efetivamente lugar de residência de inúmeros pelotenses.

Por muitos meses eu mantive o silêncio, mas ouvi atentamente todas as críticas, sugestões, demandas. Internamente, provoquei meus secretários, pedi um planejamento de trabalho integrado às secretarias pertinentes e cobrei resultados. Hoje, com o ano de 2017 chegando a seu encerramento, temos realizações a mostrar. Mais de 40 ações executadas ou em andamento se verificam em variadas áreas, trazendo benefícios concretos à população.

Neste veraneio, ciclistas já podem usar a nova ciclofaixa da Av. Antônio Augusto Assumpção; o calçadão foi requalificado, inclusive com a instalação de novos bancos, e o Trapiche do Valverde - um de nossos cartões postais - recuperado. Uma de nossas obras mais relevantes é a pavimentação e drenagem da Av. Espírito Santo. Estimamos que, até meados de 2018, já será possível inaugurar esta melhoria importante. A drenagem é uma das mais importantes ações que executamos: várias ruas estão sendo beneficiadas,, como a São José do Norte e a 29, além de mais 11 travessias que estão sendo feitas para evitar os alagamentos históricos. Com a mesma preocupação, instalamos uma nova bomba na Casa de bombas da Rua 29, a qual é 10 vezes mais potente do que a anterior. Na infraestrutura viária, foram requalificados vários trechos da Av. Rio Grande do Sul e, nas artérias dos 3 balneários, mais de 2.500 metros cúbicos de saibro foram distribuídos em 24 ruas. Requalificação de rotatórias, pintura de faixas e novas placas de sinalização são melhorias para o trânsito. O meio ambiente não foi esquecido e, além da requalificação da praça São Jerônimo (atrás do Shopping Mar de Dentro), já está planejado e em pouco tempo o Laranjal ganhará seu Ecoponto, o terceiro de Pelotas.

Em termos de saneamento, não podemos esquecer a substituição de 3 mil metros de rede de água entre o Santo Antônio e Prazeres, o que vai melhorar o abastecimento já no verão de 2018. Essa obra corresponde a um significativo investimento de 1,8 milhão de reais. Também estamos licitando novas redes de esgoto, para melhorar o saneamento em diversos pontos. A primeira Escola de Educação Infantil do Laranjal, está sendo construída no antigo Praia Sete e em breve reinauguraremos, totalmente requalificada, a Escola de Educação Infantil Oswald de Andrade, no Barro Duro. É importante lembrar que os usuários de transporte coletivo para a praia e Z3 já se beneficiam de tarifas mais baixas, fazendo justiça ao bolso dos que cotidianamente usam tal serviço público.

Em termos de policiamento durante o veraneio, a Guarda Municipal terá presença mais ostensiva nos balneários, através de operações especiais, melhorando a sensação de segurança para todos. A cultura e o esporte não foram esquecidos: este ano, criamos o Festival de Cultura da Z3, e durante o verão muitos shows estão programados, para o Laranjal e o Balneário dos Prazeres. Em parceria com o Sesc, nosso Quiosque está a pleno vapor, com uma farta agenda de eventos esportivos. Estive no Laranjal na última sexta-feira, para visitar o quiosque e o trapiche. Senti o vento nos cabelos, dancei zumba com um grupo de veranistas, conversei com várias pessoas e reafirmei meu amor por Pelotas e minha convicção de que temos a mais linda praia do litoral gaúcho. Ela merece todo o nosso capricho e o nosso carinho. Muito ainda há a ser feito, mas fico satisfeita de poder prestar contas à população e mostrar que muito fizemos este ano. Que venha 2018!


Comentários

Diário Popular - Todos os direitos reservados