Programação

Museus de Pelotas ao ar livre nesta sexta-feira

Museus na Rua será no Largo Edmar Fetter, em frente ao Mercado Público, das 14h às 19h30min

16 de Maio de 2018 - 15h45 Corrigir A + A -
Exposição: Mostra de animais taxidermizados que fazem parte do acervo do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter.
 (Foto: Jô Folha - DP)

Exposição: Mostra de animais taxidermizados que fazem parte do acervo do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. (Foto: Jô Folha - DP)

Nesta sexta-feira (18) Pelotas terá quase 30 diferentes ações serão realizadas durante o Museus na Rua, promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento é alusivo à 16ª Semana Nacional dos Museus, o encontro tem a proposta de levar os museus da UFPel e da cidade para uma ação direta com a comunidade. O evento será realizado no Largo Edmar Fetter, em frente ao Mercado Público, das 14h às 19h30min.

O espaço vai mostrar as atividades realizadas pelas instituições fora dos seus espaços físicos. Ocorrerão mostras de acervos, sessão de cinema, oficinas, ações educativas, apresentações teatrais e gastronomia.
Essas ações, em comemoração ao “Dia Internacional dos Museus”, são promovidas pela Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, com apoio do SESC e da Prefeitura Municipal de Pelotas através da Secretária Municipal de Cultura.

Cronograma de atividades previstas
►Ação educativa do HerbárioPel.

►Ação educativa Quiz “Você conhece Astronomia?”

►Ação Educativa: Lápis Astral Especial – disponibilização de material para as crianças desenharam temas de Astronomia ou pintarem desenhos prontos. (Utilização do material produzido pelo programa Universe Awareness – UNAWE, de ensino de Astronomia para crianças).

►Ação Educativa: Laboratório de Educação Patrimonial (LEP) do Museu do Doce – atividades com jogos lúdicos sobre o patrimônio.

►Ação Educativa: Monte seu Espectrômetro – oficina de montagem de um espectrômetro (separa as luzes de lâmpadas ou outra fonte) usando materiais simples. Inicia às 14h.

►Ação educativa: Contação de Histórias: Stella e Giotto Procuram Aliens. Inicia às 15h.

►Aula Aberta – “Coleções Hiperconectadas: os museus em contexto”, com o professor Diego Lemos, às 15h.

►Apresentação do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração em Bens Móveis pelo grupo PET Conservação e Restauração.

►Exposição: Mostra de animais taxidermizados que fazem parte do acervo do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter.

►Exposição: Stand do UFPel Rocket Team. Exposição da equipe interdisciplinar de estudantes universitários que atuam na área de foguetemodelismo.

►Exposição: As Tecnologias do Passado Rural – Poucos Objetos, Muitas Conexões. Mostra de objetos do acervo do Museu Gruppelli que guardam referência com os modos de vida da zona rural. Acompanhados de QR Code.

►Exposição Cultura Material Escolar. Leitura do livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”.

►Exposição: Demonstração de procedimentos de limpeza de um artefato de arte funerária – Campa do Monumento Funerário Diehl do Cemitério São José/Porto Alegre.

►Exposição Hubble: Legados Galileu. Exposição real e virtual sobre a evolução do imageamento na Astronomia, desde os desenhos de Galileu até as novas tecnologias representadas pelo telescópio espacial.

►Stelarium: um Planetário Virtual – Projeção e explanação do programa Stellarium, mostrando as constelações, os movimentos dos astros, etc. Inicia às 14h.

► Teatro de sombras: Histórias mitológicas sobre as constelações utilizando a técnica de sombras.

►Projeção de um trecho do trabalho conjunto com o Centro de Artes, “Timbrar Bach”.

► Oficina de Doodles.

►Oficina de Origami – dobradura de papel para iniciantes. Vai ser desenvolvida em três momentos. a) Código de linhas presentes nos diagramas; b) desenvolvimento de modelos básicos; c) confecção de origami modular.

►Caminhada da Percepção. Caminhada nas redondezas da Praça Coronel Pedro Osório a fim de instigar a percepção acerca dos objetos encontrados nas ruas, perdidos nos caminhos.

►Astrolep Especial: observação através de telescópio astronômico. Ao longo do dia ele será usado para observar o Sol. À noite serão observadas a Lua (na fase crescente) e planetas.

►Roda de Conversa – Café com Memórias. Atividade itinerante que promove a socialização e fortalece as memórias em relação ao saber-fazer do doce colonial. Tem por objetivo conectar histórias de vidas através de objetos do Museu Grupelli e do Museu Histórico de Morro Redondo.

►Apresentação Teatral Doces Memórias. Performance teatral cujo enredo fictício foi criado a partir de elementos da tradição doceira colonial, realizado pelo Grupo de Teatro do Museu de Morro Redondo.

►Visita guiada à Exposição de acervo do Museu da Colônia Maciel, que se encontra na casa 6 da Praça Coronel Pedro Osório.

►Malg vai à rua. Lojinha do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo.

►Chefs na Rua: divulgação e comercialização de produtos do Curso de Gastronomia da UFPel.

►Ação educativa do Museu Municipal Parque da Baronesa.

►Mostra fotográfica: Ampliando Olhares nos Museus da Colônia – uma Rede Virtual de Memória. Organizada pelos Museus da Colônia Maciel e da Colônia Francesa.

►Exibição de Filme com a temática Museu: parceria com o Sesc Pelotas, às 18h. Leve sua cadeira para assistir o filme.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados