Agilidade

INSS reduzirá agendamento presencial a partir do dia 21

O segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 para receber direto o número do protocolo de requerimento

16 de Maio de 2018 - 14h40 Corrigir A + A -

Agência Brasil

Atualmente, o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. (Foto; Antônio Cruz/Agência Brasil)

Atualmente, o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. (Foto; Antônio Cruz/Agência Brasil)

A partir de segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.

Atualmente, o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância. Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

Atualmente, o Meu INSS tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.

O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.

Veja a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis:
►Alterar meio de pagamento

►Atualizar dados cadastrais do beneficiário

►Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

►Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

►Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf

►Cadastrar Declaração de Cárcere

►Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família

►Cadastrar ou renovar procuração

►Cadastrar ou renovar representante legal

►Desbloqueio do benefício para empréstimo

►Desistir de aposentadoria

►Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados

►Pensão por morte

►Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS

►Reativar benefício

►Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho

►Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

►Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

►Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário

►Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho

►Transferir benefício para outra agência


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