Evento

Com as finanças agora na ponta do lápis

Semana do Microempreendedor Individual destaca educação financeira

16 de Maio de 2018 - 12h35 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Mudança. Mais segura, Raquel Anastácio apostou  no novo endereço. (Foto: Jô Folha - DP)

Mudança. Mais segura, Raquel Anastácio apostou no novo endereço. (Foto: Jô Folha - DP)

Em plena Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que tem um dos seus focos na educação financeira, Raquel Anastácio é citada como exemplo do trabalho de capacitação feito pela Regional Sul do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) gaúcho em Pelotas. Raquel saiu da Guabiroba e montou sua pastelaria na avenida Bento Gonçalves, quase na esquina com a rua Andrade Neves.

Segundo a técnica da Regional Sul, Tenille Silva, após o atendimento inicial, a MEI aceitou as indicações sobre gestão financeira, que agora aplica no novo ponto comercial. Raquel integra o Projeto de Atendimento Individual na Regional e participou de recente edição do Seminário Empretec, uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada no Brasil pelo Sebrae, com objetivo de potencializar as características empreendedoras dos participantes.

Antes de vir para o prédio da Bento Gonçalves, Raquel conta que enfrentava numerosa concorrência, com preços muito baixos por estar localizada também em um bairro. Antes ela era vendedora, mas sonhava em ter o próprio negócio. Com a ajuda do Sebrae, Raquel obteve consultoria para estabelecer os preços, passou a usar o aplicativo ifood, de entrega de pedidos na casa do cliente, e já viu os primeiros resultados. “Dobrou o faturamento”, conta.

Dados de pesquisa do Sebrae sobre educação financeira e MEI
►77% deles nunca fizeram capacitação em finanças
►50% registram os gastos em papel
►Quatro em cada dez entrevistados fazem vendas fiadas
►82% dos empresários afirmam que se tornar um MEI melhorou sua vida


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados