Solidariedade

Paciente do HUSFP cria informe publicitário e solidário

Policial da reserva da Brigada Militar resolveu esclarecer a população sobre doenças renais por meio de um informe publicitário

02 de Março de 2018 - 07h00 Corrigir A + A -

Por: Cíntia Piegas
cintiap@diariopopular.com.br 

 Parte do material fica no Pronto-Socorro de Pelotas (Foto: Gabriel Huth - DP)

Parte do material fica no Pronto-Socorro de Pelotas (Foto: Gabriel Huth - DP)

São quatro horas por dia, três vezes por semana ao longo oito anos de tratamento para os rins. Tempo suficiente para o paciente Vanderlei Soares de Almeida, 72 anos, encontrar uma forma de retribuir todo o carinho que recebe da equipe do Centro de Referência em Nefrologia do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP/UCPel) durante as sessões de hemodiálise. Ao invés de liderar uma campanha de doação de cobertores, o policial da reserva da Brigada Militar resolveu esclarecer a população sobre doenças renais por meio de um informe publicitário.

A produção de texto é do próprio paciente, com tópicos sobre como funciona a hemodiálise, dicas para evitar o cálculo renal e principalmente a importância de ser um doador de órgãos. Almeida também é responsável pela venda de 30 espaços publicitários. “É uma possibilidade de aproximar as empresas do hospital e os serviços prestados por ele”, argumenta. O envio para a gráfica do folder Espaço Dedicado à Saúde também é feita por ele, com direto a pedido de desconto.

Almeida garante que a rotina tem lhe rendido mais alguns anos de vida, já que está incluído na lista de espera por um transplante de rim. “Quando estou de folga das sessões, saio em busca de patrocínio. Isso é revigorante.” Do dinheiro arrecadado, parte paga a gráfica e outra é investida na compra de cobertores. “Dependendo das vendas, tem anos que rende 20 ou até 30 peças.” Se sobra alguma verba, investe em materiais necessários para o seu tratamento.

Distribuição
Parte dos dois mil exemplares fica no Pronto-Socorro de Pelotas (PSP). A outra metade, Almeida distribui gratuitamente em pontos que considera estratégicos, como na entrada dos hospitais da cidade. Empresas interessadas em colaborar podem entrar em contado pelo telefone (53) 98414-2810. (Cíntia Piegas)


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados