Feminismo

Pela igualdade de direitos

Manifestações pelo Dia Internacional da Mulher começam nesta sexta-feira em Pelotas

01 de Março de 2018 - 18h10 Corrigir A + A -
Uma das pautas do debate é a legalização do aborto (Foto: Infocenter DP)

Uma das pautas do debate é a legalização do aborto (Foto: Infocenter DP)

Um encontro no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) assinala o início das celebrações do Dia Internacional da Mulher. Organizado por coletivos, movimentos sociais e sindicatos da cidade, o evento tem como tema as diferentes formas de opressão que ainda atingem a mulher. O chamado pré-ato está marcado para as 16h desta sexta-feira (2).

A presidente da Associação dos Docentes da UFPel (Adufpel), Fabiane Tejada, fala que o encontro pretende reunir tanto militantes da causa quanto aquelas mulheres que não são muito familiarizadas com o tema. Na oportunidade, será feito um resgate histórico do 8 de Março. "Tudo começou com as lutas das mulheres no século 19. Queremos ver como a data veio sendo construída desde lá", explica.

Outras questões que serão debatidas no evento incluem a situação da mulher pelotense, o feminismo negro e divisão igualitária do trabalho doméstico. Pautas nacionais como as reformas da Previdência e Trabalhista e a legalização do aborto também entrarão na conversa. Fabiane ressalta que o encontro é aberto a todos que tenham interesse em saber mais sobre o feminismo e estejam dispostos a debater o assunto.

Uma carta para a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), que já vem sendo construída pelos organizadores do Dia Internacional da Mulher, será finalizada no evento. Nela os assinantes pedem políticas públicas voltadas às mulheres em áreas como segurança, prevenção, saúde e educação. Também solicitam mais vagas nas creches e escolas de educação infantil, além de atendimento 24h na Delegacia de Polícia da Mulher. O documento deverá ser entregue no dia 8 às 11h30min em encontro com a prefeita no Paço Municipal.

8 de Março
Os organizadores do evento desta sexta-feira (2) também preparam atividades para o Dia Internacional da Mulher. No dia 8 de março, a partir das 15h30min, ocorrerá uma panfletagem pelas ruas do centro da cidade. Mais tarde, às 17h, as mulheres devem se reunir no largo Edmar Fetter e em seguida sairão em caminhada.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados