Encaminhamento

Estágio como chance de começar na profissão

Em estágios para estudantes dos níveis técnico e superior, a mesma comparação ficou entre 90% e 50%, passando de 29 para 55 e de 40 para 60

27 de Fevereiro de 2018 - 22h44 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Nataniel Ferreira buscava ontem a carta de apresentação para a vaga (Foto: Paulo Rossi - DP)

Nataniel Ferreira buscava ontem a carta de apresentação para a vaga (Foto: Paulo Rossi - DP)

Para Vanessa Silva, formada em Eletromecânica, o estágio obrigatório é oportunidade para entrar no mercado de trabalho. “Em Pelotas, está muito difícil nesta área”, diz a moradora no Fragata e mãe de dois filhos, que concluía nesta terça-feira o preenchimento de uma vaga em indústria de arroz junto ao Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee).

No local, esta é a melhor época do ano para este atendimento, explica a coordenadora da Unidade Pelotas do Ciee, Dareny Ribeiro. Os motivos são a retomada das aulas e o final das férias para os estudantes.

Em relação a 2017, triplicou de sete para 22 e 20 o número de estágios oportunizados pelo Aprendiz Legal, na comparação com os dois primeiros meses deste ano. Em estágios para estudantes dos níveis técnico e superior, a mesma comparação ficou entre 90% e 50%, passando de 29 para 55 e de 40 para 60.

Do cadastro local, constam mais de nove mil estudantes da região e com algum tipo de contrato ativo, 350 empresas. Os estagiários mais procurados são de Pedagogia e Administração de Empresas e a maior dificuldade de adequação deles nas empresas é o comportamental, explica Dareny, detalhando que o senso de responsabilidade é o principal requisito.

Para o estagiário, não há custos. Para a empresa, ele pode variar de R$ 290,00 a 20% sobre o salário do estagiário. Nataniel Ferreira, de 21 anos, morador no Navegantes III, recebeu nesta terça a carta de apresentação para uma vaga em uma gráfica. Cursando o segundo ano do Ensino Médio, ele considera este um grande passo na sua vida.

Para se candidatar a uma vaga de estágio, primeiro é preciso fazer o cadastro no site do Ciee, o www.cieers.org.br, sendo necessário ir à Unidade para atualizar os dados, com atestados de matrícula ou carteira de trabalho - em Pelotas, na rua Gonçalves Chaves, 756.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados