Seminário

Seminário aborda o acesso às leis de incentivo

Promovido pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado, com o apoio da Azonasul, atividade ocorre na Associação Comercial

26 de Fevereiro de 2018 - 10h10 Corrigir A + A -

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

Gestores públicos e privados das áreas da Cultura, Esporte e da Proteção à Infância e ao Idoso terão nesta segunda-feira (26), em Pelotas, a oportunidade de buscar conhecimento sobre as formas de financiamento de projetos, por meio das leis federais de incentivo. O encontro, promovido pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado, com o apoio da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul), ocorrerá na Associação Comercial de Pelotas, a partir das 8h30min. As inscrições são gratuitas e os interessados podem se inscrever no local.


Esta será a segunda vez que o Rio Grande do Sul receberá o seminário Cidadania, Leis de Incentivo e Desenvolvimento Regional. A primeira edição, em 2017, ocorreu no município de Ijuí, no noroeste do Estado.


"Atualmente, cresce a demanda da cidadania sobre a União, estados e municípios, ao mesmo tempo em que aumenta a limitação dos recursos, o que exige dos gestores preparo e criatividade para a obtenção de recursos financeiros. Há uma série de mecanismos de incentivo que podem ser melhor aproveitados, por isso a importância de capacitar todos os gestores ligados a essas áreas", afirma o diretor regional do Ministério da Cultura, Álvaro Franco.

 

Esclarecimentos
O evento é direcionado a prefeitos, vereadores, gestores municipais, diretores de organizações não governamentais, instituições sem fins lucrativos, entidades de representação da sociedade e empresas. O foco é na articulação técnica, política e social das comunidades para promoção do desenvolvimento através da utilização das leis federais de incentivo à cultura, esporte e de proteção à infância e ao idoso.
Além das palestras de agentes de promoção das Leis Federais de Incentivo e também das leis estaduais de incentivo ao esporte e à cultura, a programação do evento conta com a apresentação de cases municipais de utilização dos mecanismos de incentivo.

 

Serviço
O quê: Seminário Cidadania, Leis de Incentivo e Desenvolvimento Regional
Quando: hoje, a partir das 8h30min
Onde: Associação Comercial de Pelotas (rua Sete de Setembro, 274)

Programação
Segunda-feira (26)
8h30min: Abertura 
9h30min: Painel Desenvolvimento Regional e Incentivo Fiscal. Palestrante: Álvaro Franco, representante Regional Sul do Ministério da Cultura;
10h45min: Painel Oportunidades de Incentivo: Leis Sociais. Palestrante: Clódis Xavier, presidente da Associação Rio Grandense de Fundações.
12h:Intervalo.

13h30min: Legislação Estadual de Incentivo à Cultura e ao Esporte.
Representante da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel).
15h: A Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Representante do Ministério do Esporte.
16h30min: A Lei Rouanet e os municípios - Plano anual de atividades. Palestrante: Marcelo Souza, produtor cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
17h30min: Apresentação de cases de municípios que utilizam os mecanismos de incentivo financeiro.
18h30min: Encerramento


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados