Região

Impacto da estiagem mobiliza governos

Governo do Estado já sinalizou a disponibilidade de seis caminhões para o transporte de água

22 de Fevereiro de 2018 - 22h02 Corrigir A + A -
Encontro com a Defesa Civil ocorreu em São Lourenço do Sul (Foto: Roberto Witter)

Encontro com a Defesa Civil ocorreu em São Lourenço do Sul (Foto: Roberto Witter)

Diferentes secretarias e órgãos do governo do Estado estiveram reunidos nesta quinta-feira (22), em São Lourenço do Sul, com equipes das prefeituras dos municípios mais atingidos pela estiagem. Até o momento, nove prefeituras tiveram os decretos de situação de emergência homologados pelo Estado. Os últimos quatro a integrarem a lista foram Canguçu, Cerro Grande do Sul, Arroio do Padre e São Jerônimo. A publicação ocorreu no Diário Oficial de quarta-feira. Outros 12 decretaram situação de emergência e ainda aguardam a análise da documentação, para posterior homologação e reconhecimento dos decretos.

A ação orientou prefeituras sobre a montagem dos planos de trabalho e a importância da inserção precisa dos dados no sistema. Incluiu ainda as estruturas das secretarias de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi); do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR); de Obras Públicas, Saneamento e Habitação (Sosh); Banrisul; BRDE e Badesul.

Segundo o coronel Alexandre Martins, chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil Estadual, na última vez em que houve estiagem, os municípios estavam sob outra administração. Por isso, a importância da orientação das equipes atuais. “Nós estamos montando planos de trabalho com ações para minimizar os efeitos da estiagem, com abertura de poços, construção de cisternas e açudes, distribuição de água potável. As prioridades serão avaliadas com os técnicos de cada município”, explicou.

O governo do Estado já sinalizou a disponibilidade de seis caminhões para o transporte de água, até cinco máquinas para abertura de poços e açudes e duas máquinas perfuratrizes para abrir poços artesianos. A atividade foi coordenada pela Casa Militar e pela Casa Civil, com apoio da Associação de Municípios da Zona Sul (Azonasul).

Com decreto de emergência homologado
Cristal

Amaral Ferrador

Hulha Negra

Morro Redondo

Pedras Altas*

Canguçu*

Cerro Grande do Sul*

Arroio do Padre*

São Jerônimo*

(*) Ainda aguardam reconhecimento pela União

Com situação de emergência decretada
Turuçu

Candiota

Bagé

Cerrito

Piratini

Camaquã

São Lourenço do Sul

Dom Feliciano

Tapes

Chuvisca

Sertão Santana

Herval


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados