Menos pompa

Folia de Momo vende menos a cada ano

Vendas de materiais de confecção para fantasias em Pelotas sofre queda de até 40%

09 de Fevereiro de 2018 - 11h30 Corrigir A + A -

Por: Maria da Graça Marques
graca@diariopopular.com.br 

Estoques: Produtos tradicionais estão com oferta 40% menor em 2018 (Foto: Paulo Rossi - DP)

Estoques: Produtos tradicionais estão com oferta 40% menor em 2018 (Foto: Paulo Rossi - DP)

Com atividades tradicionais como os desfiles de escolas de samba e os concursos de fantasias nos clubes sociais em baixa neste Carnaval, o comércio de materiais para a confecção das fantasias, das próprias fantasias e de adereços como máscaras sentiu um reflexo direto, segundo a gerente Michele Nunes. Os estoques foram reduzidos em 40% e não foram feitas contratações extras de vendedores, como em anos anteriores.

Além da movimentação trazida por foliões de outras cidades da região, que também investiram pouco no Carnaval deste ano, segundo a divulgação feita, a customização de abadás é que trouxe mais clientes para a loja a partir de segunda-feira. Nesta quinta, a dona de casa Jennifer Moraes escolhia lantejoulas, paetês, franjas metalizadas e purpurinas, entre outros materiais, para customizar o abadá que usar nos desfiles de blocos no Carnaval da praia do Cassino, em Rio Grande. Ao todo, seu grupo terá 39 participantes, incluindo as crianças.

“Era a nossa safra”, lembrou Michele, que conta: “Neste ano, a gente se preparou dentro da nossa realidade”. O foco, ao contrário de outros anos, não foi para as escolas de samba ou para as fantasias para concursos, mas para os foliões, que estão procurando cidades da região, para fugir da violência local que temem durante este Carnaval.

Pedrarias e plumas foram muito pouco procuradas, segundo a comerciante Leni Duarte. “Não adianta investir muito. A cada ano cai mais um pouco”, diz a empresária, que lembra: “Antes o Carnaval durava a semana toda. A gente já estava esperando que ia ser fraco”, lamentou Leni.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados