Folia

Carnaval 2018 começa na rua nesta sábado

A Confraria do Samba abre A doce folia da paz a partir das 11h

03 de Fevereiro de 2018 - 07h30 Corrigir A + A -

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br 

Começa oficialmente neste sábado (3), às 11h, o Carnaval 2018 - A doce folia da paz no município. São três grandes eventos que irão reunir milhares de foliões pelas ruas de Pelotas. A abertura ficará por conta da Confraria do Samba, no centro da cidade. Ainda no sábado, a partir das 17h, a festa participativa será na Balsa. No domingo ocorrerá a 2ª Muamba dos Amigos do Sereno, das 16h às 20h, no Areal, atividades que foram contempladas com o edital de Eventos da Secretaria de Cultural (Secult).

A gerente de Manifestações Populares da Secult, Elenira Brasil, explica que o propósito do edital foi disponibilizar infraestrutura para essas iniciativas. Concorreram 18 eventos. Destes, dez foram selecionados e receberão R$ 3 mil, valor que deverá subsidiar banheiros químicos, cachê para a harmonia e para o som.
Elenira diz que os eventos selecionados são de diferentes áreas da cidade. “Queríamos disponibilizar apoio a iniciativas em diferentes lugares da cidade, porque o centro acaba concentrando muitos eventos.”

Para a A doce folia da paz haverá participação de blocos do Areal, Balsa, Porto, Laranjal e centro. “Neste final de semana teremos três comunidades envolvidas através do edital. A gente incentiva que outros grupos também façam seu Carnaval de participação nas suas comunidades, independentemente da passarela.”

Este é o terceiro ano que a Secult disponibiliza o edital, mas este ano, segundo Elenira, foi o que mais teve concorrência. Além dos dez eventos de rua apoiados pela Secretaria, a gerente contabiliza mais cinco atividades. “Pelotas tem apelo grande para esse tipo de iniciativa”, fala a gerente. A expectativa é de que no ano que vem haja mais concorrência.

Esquenta a partir das 11h
A tradicional Confraria do Samba que funciona no Bar do Rogério vai para rua neste sábado, a partir das 11h. O esquenta é em frente ao bar, na rua Cassiano, 313 A. A seguir o bloco passará pela rua Andrade Neves até a Sete de Setembro, retornando pela 15 de Novembro.

O desfile deve começar às 13h e será encerrado às 16h. Há quatro anos o bloco Confraria do Samba diverte os foliões do centro da cidade. Quem quiser participar com a camiseta do evento pode adquiri-la no bar da Cassiano ao preço de R$ 30,00.

Segundo Rogério Reis da Silva o grupo foi um dos primeiros a retomar o Carnaval de rua na zona central da cidade. “O Carnaval participativo começou a crescer bastante depois disso”, diz.

Neste ano a Confraria do Samba vem reforçada pela banda Jacarés da Lagoa, com Geninho, puxador da Estação e diretoria da banda Empolgação, entre outros nomes do Carnaval local. “A gente consegue agregar várias entidades”, fala Silva.

Além da folia pelotense, a Confraria do Samba ajudará a animar os foliões do Rio de Janeiro. O bloco embarca para a capital fluminense na terça-feira e irá, entre outras atividades, desfilar junto à Xavabanda no dia 13 deste mês.

Mais duas atrações
Ainda no sábado, das 17 às 19h, ocorrerá o Perret Folia 2018, na Balsa. A atividade partirá da praça na rua Pedro Machado Filho e reunirá público da comunidade da Ambrósio Perret e do Fátima. “É um lugar onde as pessoas costumam se reunir”, lembra Elenira Brasil.

No domingo, das 16 às 20h, no Areal será a vez da 2ª Muamba dos Amigos do Sereno comandar a festa. O evento tem concentração na rua Comendador Rafael Mazza, em frente à fábrica Biscoitos Zezé e tomará a avenida Domingos de Almeida e a Cacimba da Nação.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados