Na cesta

Campeonato Praiano de Basquete 3x3 no Laranjal

Cerca de 60 pessoas participaram da disputa, em Pelotas

05 de Março de 2017 - 17h00 Corrigir A + A -

O domingo (5) foi de prática de esportes na Praia do Laranjal. Além da Pedalada de Verão, promovida pelo Diário Popular, teve também campeonato de basquete de rua. O Campeonato Praiano de Basquete 3x3 foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed) e contou com a participação de mais de 60 atletas. Distribuídos em 15 times, apenas três eram femininos. Atividade faz parte dos Jogos de Verão 2017 promovido pela Prefeitura Municipal de Pelotas. Ouvindo hip hop e sentados nas sombras das árvores, público pode ver jogadas de habilidade e acompanhar o esporte, sem tanta popularidade no país.

Eram 9h da manhã quando começaram os jogos. Cada partida tem 10 minutos de duração com três jogadores em cada equipe. Montada na esquina da avenida José Maria da Fontoura com Dr. Antônio Augusto Assumpção, a quadra nesta modalidade tem apenas uma tabela. "Ao todo são 23 jogos, e tem jogadores de vários níveis, do escolar ao universitário", disse Carlos Magno Junior, um dos organizadores do evento. 

Rober Junior, 28, foi vice-campeão da modalidade em 2012, além de pentacampeão invicto da regional sul. Com o fim de uma parceria com uma escola privada da cidade, e como a Praça Modelo, localizada próximo a avenida D. Joaquim está sem tabelas, faltam espaços para a prática do esporte na cidade. "Atualmente estamos sem lugar para treinar", informou o jogador. Ele define o basquete 3x3 para além de um jogo. Para Rober, existe toda a cultura do esporte, por ser na rua e de fácil adaptação, com poucos jogadores. "Fica mais fácil juntar três ou quatro, tem também a ligação cultural com o hip hop", lembra o jogador. Rober participou do campeonato jogando pela equipe Maragatos. 

A menor participação, na proporção, do público feminino não é por acaso. "Eu era a única que jogava na minha época de escola", esclareceu Alessandra Grupelli enquanto aquecia para entrar na quadra. Com poucos lugares para a prática do esporte fica difícil a propagação do esporte. Alessandra ainda comentou que a equipe Maragatos, uma reunião de praticantes do basquete, pretende neste ano criar uma equipe feminina do esporte.

Equipes
Femininas
- Old School 
- Metralhadora 
- IF-Sul

Masculinos
- Maragatos E 
- Brilhante A
- 3JL
- Maragatos C
- Brilhante
- Alfajor/Funcional POA
- Maragatos B
- Brilhante B
- Marketing Multinivel
- Maragatos A
- ABC 
- Amigos do PO


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados