Decisão

Em busca do tricampeonato

Na grande decisão da Copa Libertadores, Grêmio joga com vantagem diante do Lanús fora de casa, podendo conquistar seu terceiro título continental

29 de Novembro de 2017 - 14h00 Corrigir A + A -
Na grande decisão da Copa Libertadores, Grêmio joga com vantagem diante do Lanús fora de casa, podendo conquistar seu terceiro título continental. (Foto: Lucas Uebel)

Na grande decisão da Copa Libertadores, Grêmio joga com vantagem diante do Lanús fora de casa, podendo conquistar seu terceiro título continental. (Foto: Lucas Uebel)

O dia mais esperado do ano para a torcida gremista finalmente chegou. É neste 29 de novembro que o clube gaúcho pode conquistar o tão sonhado tricampeonato da Copa Libertadores da América, principal competição do continente. A grande final ocorre na noite desta quarta-feira (29) diante do Lanús, a partir das 21h45min, no estádio La Fortaleza, casa do adversário.

Para ficar com a taça, o Tricolor pode empatar a partida por qualquer resultado, pois venceu o jogo de ida na Arena por 1 a 0, na quarta-feira passada, com gol de Cícero. Caso perca por um gol de diferença, o duelo vai para prorrogação e, caso necessário, para os pênaltis. Se o time argentino vencer por dois ou mais gols de diferença, o título fica com o Lanús.

Caso conquiste o título, o Grêmio se iguala ao Santos e ao São Paulo como maiores vencedores brasileiros da competição, com três taças. As outras duas vezes que o clube de Porto Alegre foi campeão foram em 1983 e 1995. Vencer o confronto também dará outra grande honraria ao técnico Renato Portaluppi: ele se tornaria o primeiro brasileiro a ganhar a Libertadores como jogador e técnico.

As baixas
O jogo de ida em Porto Alegre desfalcou os finalistas. Do lado gremista, Portaluppi não poderá contar com o zagueiro Kannemann, que levou o terceiro amarelo em lance polêmico. O Grêmio foi até a Conmebol tentar tirar o cartão, mas não obteve êxito. Com isso, Bressan forma dupla com Pedro Geromel.

Em relação ao Lanús, o técnico Jorge Almirón também tem uma baixa na defesa. O seu zagueiro e capitão Braguieri também levou o terceiro amarelo e fica fora da decisão. Após alguns treinamentos, Almirón escolheu Herrera como substituto.

Vem pressão pela frente
O torcedor gremista irá testar mais uma vez seu coração nesta quarta. Com grande retrospecto dentro de sua casa, o Lanús espera que seu caldeirão faça a diferença como em fases anteriores, quando eliminou o San Lorenzo e o River Plate, em desvantagens maiores que um gol. A expectativa é de casa cheia, com gremistas ocupando os cinco mil lugares disponibilizados. Em Porto Alegre, o Grêmio deverá ter a Arena lotada na Fan Fest promovida pelo clube.

Ficha técnica

Lanús: Andrada, Gómez, Herrera, García Guerreño, Velásquez, Román Martínez, Marcone, Pasquini, Silva,
Acosta e Sand. Técnico: Jorge Almirón

Grêmio: Marcelo Grohe, Edílson, Pedro Geromel, Bressan, Bruno Cortez, Jaílson, Arthur, Ramiro, Luan, Fernandinho e Barrios. Técnico: Renato Portaluppi

Arbitragem: Enrique Caceres, auxiliado por Eduardo Cardozo e Juan Zorrilla (PAR)

Local: estádio La Fortaleza (ARG)

Horário: às 21h45min


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados