Diálogos

Uma vida mais cooperativa e também criativa

Idealiza Urbanismo promove o Una Talks, no Parque Una, e traz a Pelotas palestrantes considerados referência em várias áreas

11 de Novembro de 2017 - 09h00 Corrigir A + A -

Por: Tânia Cabistany
taniac@diariopopular.com.br 

Fabiano de Marco, em parceria com o DP, está à frente do Una Talks
(Foto: Jô Folha) (Foto: Jô Folha - DP)

Fabiano de Marco, em parceria com o DP, está à frente do Una Talks (Foto: Jô Folha) (Foto: Jô Folha - DP)

A Idealiza Urbanismo promove no próximo dia 21 o Una Talks, evento que trará cinco palestrantes a Pelotas e do qual o Diário Popular é parceiro. A cidade tem uma movimentação cultural e de trabalho. É um município universitário e com forte tradição na indústria criativa. Grandes players do mercado de vídeo, comunicação, internet e sistemas do mundo estão sediados em Pelotas. Com iniciativas como as do Parque Una, que vêm no ritmo dessa movimentação, o tradicional e conservador mercado imobiliário de Pelotas passa por um momento de disruptura e questionamentos quanto a investir em novas possibilidades. Pelotas está preparada para toda essa inovação? Qual é o preço do pioneirismo? Uma vida mais cooperativa, criativa e compartilhada. Dessa forma surge o Una Talks, que pretende levar luz a essas dúvidas. Em meio aos temas abordados pelos palestrantes, a linha de condução deve ser o futuro desejável, no qual o mundo se torna aquilo que se sonha e constrói com atitudes. De acordo com o sócio-proprietário da Idealiza Urbanismo, Fabiano de Marco, a ideia é mostrar que se pode ser ativo na criação de espaços que permitam o desenvolvimento de uma forma mais sustentável. “Só teremos êxitos se houver quem sonhe e realize conosco”, frisa.

O Una Talks, que vai ocorrer no Parque Una, trará a Pelotas nomes-referência no mercado. Com falas conectadas entre si, juntas vão estimular o raciocínio para as possíveis respostas a dar. Dentro de seu conteúdo, cada palestrante deverá ser um elo da história, ligando a conferência anterior com a seguinte. Têm como função no evento ajudar a contar essa história, de modo que os participantes sintam-se inseridos, desafiados, contextualizados e concluam a mensagem que a Idealiza deseja passar: “Nem sempre as pessoas já são o que gostariam de ser, mas o simples fato de querer faz com que ajam e preguem como gostariam que fossem. Isso constrói o futuro. Isso muda as gerações. O que esse pessoal está sonhando agora é como o futuro será a médio e longo prazo. Você pode aguardar ou apostar junto.”

As palestras
Referência para artesãos e aspirantes ao mundo do empreendedorismo criativo, a advogada Lu Gastal abandonou a profissão exercida anteriormente para assumir um relacionamento sério com a criatividade. Você sabe fazer pedidos? é o tema da palestra dela. Já a administradora de empresas e humanista, relações internacionais pela Escola de Base das Nações Unidas e pela Universidade de Florença, Itália Consultora Organizacional em Projetos Internacionais, Simone Ramounoulou, vai abordar o conteúdo Sabemos viver em sociedade? Megatendências e o início da transição.

Hands on: como construir colaborativamente? é a indagação a ser respondida pelo palestrante Eduardo Pricladnitzki, sócio-fundador da Wikihouse, uma incorporadora que trabalha de forma mais ágil, mais transparente, mais colaborativa. SEO da ThoughtWorks, uma comunidade de indivíduos apaixonados, cuja proposta é revolucionar o design, a criação e a entrega de software ao mesmo tempo que defende mudanças sociais, Youssef Bouguerra palestrará sobre Alinhar propósitos entre CNPJ e CPF. É possível?

Por último, a destaque entre as três top futuristas da América Latina e indicada como uma das cem mulheres do mundo que estão cocriando um futuro colaborativo, Lala Deheinzelin tem como enfoque a seguinte questão: Juntos para compreender o presente e aproveitar o futuro. Você está pronto?

Web série
A Idealiza também lançará uma web série em cinco episódios, onde abordará temas como saúde, do ponto de vista de hábitos saudáveis; movimento maker, com entrevistas e um olhar para a proximidade de academias e aprendizado; arte, cultura e gastronomia; planejamento urbano; democracia e associações de bairro. De Marco ressalta que a intenção é destacar o envolvimento e o empoderamento das pessoas diante do espaço público, assim como o novo urbanismo, com as prioridades dos pedestres, veículos, bicicletas, transporte público, mobilidade e segurança. Como melhorar a cidade?, os municípios que servem de referência e a permeabilidade da informação ao consumidor, também são questões que estarão na web série.

Serviço
O quê: Una Talks
Quando: 21 deste mês
Onde: Casa Una/Parque Una
Horário: das 19h às 21h


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados