Iniciativa

Saúde mais perto da população

Ação do Hospital-Escola da UFPel leva atendimento aos moradores de dois condomínios populares

09 de Novembro de 2017 - 20h44 Corrigir A + A -

Um mutirão levará exames, atendimento odontológico e ações educacionais aos moradores dos condomínios Azaleia e Acácia, ambos no Corredor do Obelisco (Areal). A ação ocorre somente nesta sexta-feira (10) e é promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela administração do Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel). Participarão dos atendimentos 25 profissionais entre alunos, residentes médicos e servidores da Faculdade de Medicina da UFPel e da Ebserh.

Serão oferecidos exames e consultas como teste rápido de HIV, hepatites A e B e sífilis, exame oftalmológico, avaliação odontológica para pacientes de até 15 anos, orientação em saúde bucal e distribuição de preservativos. Ações educativas sobre gravidez na adolescência, malefícios do tabagismo e prevenção de acidentes domésticos com crianças são outras atividades previstas.

No Azaleia, a ação ocorre das 9h às 12h. O Acácia receberá atendimento das 14h às 17h. Todos os serviços serão prestados no salão de festas dos condomínios. A organização espera realizar 500 procedimentos ao longo do dia - o número é uma estimativa do público que circula nos locais e não limita os atendimentos. O evento é voltado aos moradores dos residenciais, uma vez que a entrada será controlada pela portaria.

O mutirão, chamado de Ebserh Solidária, envolve 38 hospitais universitários federais administrados pela empresa nas cinco regiões do Brasil. Seu foco é garantir que a saúde chegue às pessoas com dificuldade de acessar os hospitais, levando esse atendimento até elas. Em Pelotas, a escolha dos lugares foi feita com o intermédio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF). Foram escolhidos os condomínios Azaleia e Acácia pela distância entre eles e o centro da cidade e pela situação de vulnerabilidade social dos moradores.

Além do atendimento à população, a ação fortalece o ensino, a pesquisa e a inovação porque integra alunos e professores em atividades práticas e de contato com a comunidade.

Outras atividades
A prefeitura e o Senac também irão participar do mutirão, mas em turno inverso à Ebserh. Pela manhã, das 9h às 12h, o Acácia receberá o projeto Cabide Solidário, que arrecada e doa agasalhos a quem precisa, além dos serviços do Cadastro Único e cortes de cabelo com profissionais do Senac. À tarde, das 14h às 17h, será a vez do Azaleia contar com as atividades.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados