Homenagem

Reconhecimento ao trabalho desenvolvido

Genuino Farias Ferreira será homenageado pela Associação Rural de Pelotas com o Mérito Rural 2017

08 de Outubro de 2017 - 19h30 Corrigir A + A -
Natural de Pelotas, médico veterinário tem vida dedicada ao agronegócio (Foto: Infocenter DP)

Natural de Pelotas, médico veterinário tem vida dedicada ao agronegócio (Foto: Infocenter DP)

Natural de Pelotas e com uma vida inteira dedicada ao agronegócio, o médico veterinário, Genuino Farias Ferreira recebe este ano o título de Mérito Rural 2017, concedido pela Associação Rural de Pelotas (ARP). A cerimônia de entrega ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 12, durante a 91ª Expofeira Pelotas. O evento será às 19h, no Salão Nobre da Associação Rural de Pelotas, durante a abertura oficial da Feira.

Na mesma ocasião será concedida a Medalha Nunes Vieira ao ex-presidente da Associação Rural de Pelotas, José Fernando Quadros de Leon, pelos relevantes serviços prestados à entidade.

Conforme o presidente da entidade ARP, José Luiz Martins Costa Kessler, o título de Mérito Rural é dedicado às pessoas que se destacam no desenvolvimento de setores do agronegócio estadual e nacional. "A diretoria da Associação Rural está honrada em homenagear Genuino Ferreira, ilustre produtor rural e personalidade amada da Região Sul", argumenta Kessler.

Genuino Farias Ferreira nasceu em Pelotas, estudou no Colégio Gonzaga e formou-se em Veterinária pela Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, aos 20 anos, em 1942. Genuino é a quarta geração da família na produção rural, que tem sua origem desde 1823, na Estância Real do Bojuru, em São José do Norte.

Ao longo dos anos dedicou sua vida à atividade rural, na Fazenda Calafate, em Rio Grande. No local, atua especialmente na produção de bovinos da raça angus. São mais de 60 anos de seleção, que incluem, também, criação de cavalo crioulo e de ovinos, além da produção de arroz.

Por 30 anos ele também dividiu a atenção profissional entre o campo e a cidade. Em Pelotas, Ferreira manteve atividade comercial como representante da distribuidora de Petróleo do Grupo Ipiranga.
Como criador, Genuino Ferreira foi jurado em várias exposições rurais, incluindo participações internacionais, especialmente de cavalos crioulos, de bovinos e de ovinos. Com olhar criterioso, ajudou no processo de seleção nas pistas de julgamento de exposições como Bagé, Pelotas, e Prado, em Montevideo.
Por duas gestões (1955 a 1960) presidiu a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Integrou conselhos e diretorias de entidades empresariais e comerciais, como a Associação Comercial de Pelotas, como vice-presidente e a própria Associação Rural de Pelotas, onde atuou como diretor em diferentes gestões.

Casado com a porto-alegrense Dulce Issler Ferreira há mais de 60 anos, tem duas filhas, Ana Carolina Issler Ferreira Kessler e Maria Célia Issler Ferreira de Araújo, os netos Henrique, Isabel e Victor e, no último ano, dois bisnetos, Roberto Giusti Araújo e João Victor Araújo Russo. Atualmente, mantém as atividades da Fazenda Calafate em administração conjunta com sua filha Ana Carolina e o neto Victor.

 

Notícias relacionadas


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados