Mostra

Arte e artesanato em exposição

18º Rotary em Arte abre nesta quarta com homenagem à artista plástica catarinense Léa Oliveira, radicada em Pelotas

13 de Setembro de 2017 - 15h00 Corrigir A + A -

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br 

Obra.  Pintora é inspirada pelo patrimônio arquitetônico (Foto: Divulgação - DP)

Obra. Pintora é inspirada pelo patrimônio arquitetônico (Foto: Divulgação - DP)

Rotary Club Pelotas Princesa do Sul realiza hoje e amanhã o 18º Rotary em Arte. A atividade será aberta nesta quarta-feira (13), às 19h, no Clube Caixeiral, com cerimônia e homenagens. Na quinta, o local estará aberto para visitação, com exposição de obras de arte e artesanato produzidas por rotarianos e amigos do movimento.

Este ano a catarinense Léa Oliveira, nascida em Itajaí, será a artista homenageada pelo Princesa do Sul. Autodidata em pintura, Léa tem 94 anos e reside em Pelotas desde a infância.

O nome da artista foi lembrado pelas rotarianas Laura Tonial e Ruth Peters. A advogada e escritora Laura Tonial conta que soube do trabalho desenvolvido por Léa há cerca de oito anos, apresentada pela amiga Ruth.

As pinturas em acrílico sobre tela, no estilo figurativo, retratam especialmente a arquitetura eclética que marca a história urbana de Pelotas. “Ela (Léa) se apaixonou pela terra e por sua gente. Suas pinturas retratam, fielmente, este amor”, diz Ruth Peters.

O acervo de Léa, que ainda pinta, é grande e se estende pelas paredes externas da casa da artista. Para a homenagem a pintora estará ao lado da única filha, Sônia, que mora no Rio de Janeiro. A exposição terá cinco obras da artista, que também estarão à venda.


Comentários


Diário Popular - Todos os direitos reservados